Adolescência: 5 coisas que os pais têm de saber

Por Ana Cristina Marques

O seu filho vai mudar quase da noite para o dia. Vai ser mais difícil comunicar com ele ou de o entender. A adolescência pode significar tempos difíceis, com a casa a tornar-se num campo de batalha do “diz que disse”, mas não há motivos para desesperar. A pensar nisso, o espanhol ABC entrevistou os autores do livro Un extraño en casa (“Um Estranho em Casa”), Rocío Ramos-Paúl e Luis Torres, para saber qual a melhor forma de conviver com as crianças nesta etapa de transformação. Aqui ficam as ideias principais:

1. O filho muda de repente e não há como evitá-lo, apenas aceitá-lo

“Os pais pensam que o filho vai ser sempre assim. Mas não: a adolescência revoluciona tudo. O menino obediente agora é rebelde, não quer falar e fecha-se no seu quarto”. Apesar de não existirem dois adolescentes iguais, dizem os entrevistados, há uma ideia que serve de consolo: esta etapa é como uma gripe, pelo que quando a criança chegar aos 20 anos, pais e filho voltam a dar-se bem.

2. É provável (e normal) que o adolescente prefira a opinião dos amigos à dos pais

A primeira coisa que eles, adolescentes, valorizam é a opinião dos amigos. Já a dos pais é facilmente rejeitada, sobretudo tendo em conta a idade e modo de vida dos filhos. Mas a rejeição não significa que a mensagem não seja interiorizada: “Os filhos nunca se esquecem do que lhes dizemos, a mensagem permanece ali, silenciosa, mas é o que mais força ganha à medida que o tempo passa”. Faz tudo parte desta transição: para se definirem enquanto adultos, os adolescentes começam por rejeitar o que já conhecem e aproximam-se do seu grupo.

3. Por estes dias, a adolescência chega cada vez mais cedo

E por que é que isto está acontecendo? Porque os adolescentes têm acesso a mais coisas muito cedo na vida, respondem os autores. A culpa é, sobretudo, das novas tecnologias que facilitam muitas (e novas) experiências. “Eles são mais espertos, estão mais motivados e um dos riscos é que a tentação de consumir álcool e/ou drogas chega mais cedo.”

4. Só há quatro coisas a proibir aos filhos

Desde que os filhos acordam, ouvem coisas como “arrume o quarto”, “coloque a mesa”, “arrume a roupa suja”, “não desligou o computador”… A ideia é que não se pode controlar permanentemente os filhos, até porque esta é uma linguagem negativa. “Se lhe digo «Está proibido de sair com esse amigo», ele vai ficar com mais vontade de ir. É preciso trabalhar com eles a [ideia de] negociação.” E como isso funciona? Damos um exemplo: não o deixe sair à noite, como combinado, caso ele não faça os trabalhos de casa na totalidade. “Devemos incutir comportamentos de responsabilidade.”

5. E como falar sobre sexo? Assim:

“Se não o tiverem feito antes, os pais devem ter uma grande conversa com o filho. É muito importante normalizar o tema. Entre os 15 e os 16 anos iniciam-se as relações sexuais. (…) O que é fundamental é associar as relações sexuais a valores como o carinho, porque só quando são mais adultos é que conseguem entender [esse conceito]. Também se deve explicar que não devem fazer nada que não queiram e que, quando o fizerem, deve existir uma relação de afetividade. É importante que associem o sexo a este valor”.

Fonte indicada: Observador 

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

11 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

11 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

11 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

11 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

18 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

18 horas ago