Jackson Cesar Buonocore

A psicologia do jeitinho brasileiro: o lado negativo e positivo

A palavra jeito vem do latim “jactus”, derivativo de “jacere”, que significa lançar ou atirar. O caráter de alguém é também entendido como jeito de lidar com a vida. O seu diminutivo, o jeitinho é um termo utilizado para descrever um estilo alternativo de contornar algumas adversidades.

Ao longo do tempo, o jeitinho brasileiro foi objeto de estudos, sobretudo, no campo da sociologia e psicologia. Assim, podemos dizer que o jeitinho brasileiro expõe o seu lado emocional positivo, apresentando uma abordagem informal para debelar qualquer questão. É o jeitinho “único” de resolvermos as situações difíceis com aptidão, astúcia e acordo.

Entretanto, o lado negativo do nosso País foi herdado dos períodos de exploração, que se iniciou com os portugueses. O Brasil é o filho que não teve uma mãe afetuosa e nem um pai responsável com o futuro da família. Somos descendentes da prática de abusos do português em relação à índia e do senhor da casa grande contra a escrava.

Então, as relações patriarcais substituíram o ser pelo ter, impondo a trapaça e o embuste para usurpar o poder e a riqueza. É nesse contexto, que o jeitinho brasileiro ganhou um sentido depreciativo.

A “malandragem” desse lado negativo está enraizada nas atitudes de certos brasileiros, que buscam levar vantagem em tudo. Eles são permissivos com atos antiéticos, como por exemplo: sonegar impostos, furar a fila, não respeitar os sinais de trânsito, jogar lixo nas ruas, ofender as minorias, danificar os bens públicos, maltratar e abandonar animais, etc, achando que isso não vai “dar em nada”.

Essa psicologia da “pilantragem” penetrou em órgãos públicos para fraudar os trâmites legais. Esse jeitinho perverso alimenta os malfeitos de políticos, empresários e funcionários para desviar os recursos públicos, que faltam na saúde, na educação e na geração de empregos.

Por outro, o jeitinho brasileiro tem se manifestado em nosso cotidiano o seu lado positivo. Se caracterizando pela cordialidade em detrimento da racionalidade, que está associado à criatividade em enfrentar os momentos ruins. É como esse jeito descontraído, que o nosso povo se diferencia de cidadãos de outros países.

As desigualdades econômicas e a lentidão dos serviços públicos levam os brasileiros a solucionar as coisas que estão quebradas em casa ou faltando nas vilas e bairros. E ainda ajudam os parentes, amigos e vizinhos com o pouco que têm. É com esse jeitinho que a maioria das pessoas desta nação tem enfrentando a dureza da vida, e sempre acreditando que há uma luz no fim do túnel.

Por isso, temos que exercer a nossa cidadania para impedir que o lado negativo do jeitinho brasileiro seja institucionalizado no Estado e na sociedade. Portanto, devemos ter uma postura ética em nosso dia a dia, ampliando cada vez mais a inventividade do lado positivo do jeitinho brasileiro, que contribui para construir um País melhor para todos.

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Share
Published by
Jackson César Buonocore

Recent Posts

Depois de 26 anos desaparecido, homem é encontrado vivo em sótão de vizinho

Omar Bin Omran, desaparecido há 26 anos durante a guerra civil argelina, foi encontrado vivo…

10 horas ago

Aos 18 anos, Suri toma atitude em relação ao pai, Tom Cruise, com quem não tem contato desde 2012

De acordo com a imprensa internacional, Suri não vê o pai há mais de uma…

24 horas ago

Motorista atropela bandido para livrar enfermeira de assalto: “Poderia ser a minha esposa”

O bairro Umuarama, em Uberlândia (MG), foi cenário de uma cena inusitada na última terça-feira…

1 dia ago

Enfrentamentos necessários no século XXI

Mudanças climáticas e o deslocamento de placas tectônicas podem acarretar degelo nas calotas polares, mudanças…

2 dias ago

VÍDEO: Bebê de 1 ano foge de casa e é flagrado no meio da rua durante a madrugada; seu cachorro o protegia

"Estávamos patrulhando e ouvimos um cachorrinho latindo muito em um beco. Notamos que havia um…

2 dias ago

Quadro do cavalo Caramelo é arrematado em leilão por R$ 130 mil; quantia será doada ao Rio Grande do Sul

A icônica imagem de Caramelo, representando a resiliência do povo gaúcho em meio à adversidade,…

2 dias ago