Jackson Cesar Buonocore

A comédia e a tragédia da estupidez humana

Há poucos dias conclui a leitura do livro “As Leis Fundamentais da Estupidez Humana”, do escritor italiano Carlo M. Cipolla, que aborda esse assunto tão atual e polêmico. Cipolla nos ensina a entender como se orientam as práticas da estupidez humana. E neste artigo faço uma releitura das ideias do autor.

A palavra estupidez vem do Latim stupidus, incapacitado, sem ação, de stupere, ficar pasmado, atônito, espantado, inerte perante algo extraordinário. Mas antes, o sentido original de estúpido era mentalmente inapto. Em seguida passou a falta de inteligência e hoje é usado no sentido de grosseiro ou mal-educado.

A estupidez humana tem como uma das leis fundamentais a falta de inteligência, que é o oposto de ser ignorante ou inculto. Essa característica pode ser atribuída às intervenções de grupos ou de pessoas, que manifestam a sua estupidez em discursos e comportamentos.

Esse conceito se refere também ao uso perverso do ato de julgar a tudo e a todos, porque a estupidez é uma espécie de “apagão” intelectual. É uma escuridão mental, que mistura o preconceito e a falta de conhecimento, transformando os pensamentos em coisas toscas ou tacanhas.

Os Provérbios de Salomão, em 966 a 926 a.C., já nos alertava: “Até quando, ó estúpidos, amareis a estupidez? E até quando se deleitarão no escárnio os escarnecedores, e odiarão os insensatos o conhecimento?”

Na idade média foi possível reconhecer os “sete pecados capitais” e a estupidez humana ficou escondida nas “trevas” do inconsciente dos seus pecadores. Mas, o escritor Oscar Wilde ironizou ao escrever que não há nenhum pecado, exceto a estupidez.

A comédia se aproveitou da estupidez humana como fonte de divertimento. Os bufões eram personagens das sátiras, que faziam gargalhar os reis e seus cortesões. No teatro, os operários e camponeses debochavam das estripulias dos palhaços. Na atualidade, a estupidez ganhou um novo formato no seriado americano Homer Simpson e oferece muita munição às piadas dos humoristas.

Em nossas atividades cotidianas vamos nos deparar com as atitudes e conversas estúpidas, não no estilo do bufão ou do palhaço, mas na versão “modernosa” orientada pela tolice e a indelicadeza. Elas surgem, teimosamente, nos espaços e situações menos oportunas, querendo pautar a vida alheia, sobretudo, nas redes sociais.

Se ligarmos a televisão, lermos os jornais, ouvirmos as retóricas políticas, escutarmos a voz dos púlpitos e acessarmos a internet aparecerá a motricidade da estupidez humana, como um sintoma “tresloucado” da nossa sociedade líquida.

A tragédia disso, é que a estupidez humana tem o seu público cativo, pois persiste na sua ambição de causar males ou perdas aos desatentos. Assim as empresas, as famílias e as pessoas perdem dinheiro, tempo, energia, alegria e saúde, dando “Ibope” à estupidez.

Entretanto, as Ciências humanas, biológica e exatas desenvolveram-se para combater a estupidez humana, e nos fornecem as ferramentas do conhecimento – para neutralizar – a estupidez, que é uma seiva obscura, que impede o crescimento da felicidade individual e coletiva.

Enfim, o cientista Albert Einstein afirmava uma frase cômica e trágica: “Só existem duas coisas infinitas, o universo e a estupidez humana; e, a rigor, ainda não estou bem certo da primeira”.

Jackson César Buonocore é sociólogo e psicanalista

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Share
Published by
Jackson César Buonocore

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

5 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

5 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

5 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

5 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

11 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

12 horas ago