Ana Macarini

É preciso ser um homem bom para ser um bom pai

Antigamente educar os filhos era tarefa quase que exclusiva das mães. Eram raras as mães que trabalhavam fora. Em geral, as mulheres ralavam muito para alimentar a família, cuidar da casa e criar a molecada. Enquanto isso, ficava nas costas dos homens a responsabilidade total do sustento.

Hoje em dia, a mulher que pensa e tem a cabeça no lugar, escolhe para ser seu parceiro e pai de seus filhos, os homens que demonstram em suas atitudes que são capazes de embarcar nessa jornada com o mesmo nível de comprometimento.

Hoje em dia, pai e mãe são de fato uma dupla que se responsabiliza junta por prover, amar, orientar, proteger e formar os filhos em todos os aspectos: emocional, físico, social e psicológico.

Mesmo antes de serem pais, os homens dão algumas pistas que podem ajudar a perceber se eles têm as características necessárias para abraçar essa missão.

1 – BONS PAIS NÃO SÃO MACHÕES! Homens que ainda acreditam que só as mulheres podem chorar, pedir ajuda, ser sensível e demonstrar sentimentos, são pessoas em geral muito rígidas e, portanto, não serão capazes de educar crianças com autoridade amorosa e acolhedora.

2 – BONS PAIS NÃO SÃO SÓ PARA BRINCAR E DAR BRONCA! Homens preparados para educar crianças entendem que a sua presença ativa nas vivências cotidianas é fundamental. Pais de verdade, trocam fralda, preparam lanche da escola, levam ao pediatra, revezam para cuidar dos pequenos em noites mais difíceis, ou seja, eles atuam tanto quanto as mães. Acabou aquela ideia de que pai “deve ajudar”, ajudar não basta, é preciso estar junto em todos os aspectos da criação dos filhos.

3 – BONS PAIS NÃO VEEM A DEMONSTRAÇÃO DE AFETO COMO AMEAÇA À SUA MASCULINIDADE! Na verdade, é preciso ser muito homem para se emocionar com as situações lindas e duras da vida. É preciso ser muito homem para entender as oscilações de humor da parceira durante a gravidez, porque os hormônios estão super estimulados. E, finalmente, é preciso ser muito homem para compreender que seus filhos, meninos e meninas precisam ambos de exemplos de um pai amoroso e firme, para guiá-los em todas as etapas da vida.

Imagem de capa: ilustração de vskafandre

Ana Macarini

"Ana Macarini é Psicopedagoga e Mestre em Disfunções de Leitura e Escrita. Acredita que todas as palavras têm vida e, exatamente por isso, possuem a capacidade mágica de serem ressignificadas a partir dos olhos de quem as lê!"

Recent Posts

Novidade na Netflix: Glen Close e Mila Kunis arrancam lágrimas e aplausos em filme arrebatador

É impossível não se emocionar com a história profundamente humana e as atuações fenomenais que…

1 dia ago

Viúvo de Walewska quer que pais da jogadora paguem aluguel para morar em apartamento deixado pela filha

"Ele mandou uma notificação sem autorização judicial informando que os pais dela ou pagarão a…

1 dia ago

Desaparecimento de Madeleine McCann completa 17 anos e pais fazem declaração: ‘Vivendo no limbo’

Dezessete anos se passaram desde que Madeleine McCann desapareceu do quarto de um resort na…

2 dias ago

Pai é acusado pela morte do filho após obrigá-lo a correr em esteira em alta velocidade

O pai alegou que obrigava seu filho de 6 anos a correr em uma esteira…

2 dias ago

Mecânica de jogo: O coração da emoção de Aviator

Na nossa análise exaustiva, mergulhamos na mecânica do Spribe's Aviator, analisando como o seu formato…

2 dias ago

Show da Mandonna: Fiscais encontram facas enterradas na areia de Copacabana

Na madrugada desta sexta-feira (3), a Secretaria de Ordem Pública (Seop) do Rio de Janeiro…

2 dias ago