relacionamentos

Você conhece pessoas que te cansam? Leia isso!

Imagine comigo:

Exemplo 1: Você acaba de levantar, está com a mente repleta de planos, o telefone toca e é aquela amiga que vai te segurar na linha por mais de 40 minutos enquanto conta, com detalhes, tudo o que fez na noite anterior, para matar a barata que encontrou no banheiro.

Exemplo 2: Você está no trabalho afundada em atividades e aquele seu colega resolve que é uma ótima hora para te visitar para reclamar da vida.

Exemplo 3: Depois de dizer 3 vezes que está ocupada, a mesma pessoa continua te contando coisas que você simplesmente não quer ouvir.

O que esses 3 exemplos têm em comum?

Falta de empatia e baixa auto-crítica. Você dificilmente conseguirá encerrar os assuntos sem que a pessoa fique chateada com você- uma vez que ela não consegue entender que está sendo inconveniente- e muito menos percebe que o assunto pode não te interessar.
É claro que amigos de verdade estarão dispostos e terão mais paciência pra ouvir as pessoas que querem bem, o problema com “as pessoas que cansam” é o excesso de demanda e a falta de “time“.

Abaixo, um texto do Luiz Marins que fala sobre isso. Se não resolve o problema, ao menos é solidário.

Pessoas que nos cansam – por Luiz Marins

Diga a verdade: há pessoas que nos cansam e muito!

São pessoas que exigem atenção o tempo todo, que querem ser elogiadas o tempo todo, que desejam ser bajuladas o tempo todo. Quanta canseira essas pessoas nos dão!

São chefes, colegas, amigos e amigas que necessitam de atenção, que demandam holofotes sobre si mesmos, que fazem alarde sobre tudo o que fazem, que se dizem as pessoas mais ocupadas, mais sofredoras, mais injustiçadas, mais inteligentes, mais tudo!

A necessidade de elogios, de reverências, de atenção são a sua marca. Ou elas estão em evidência ou não participam, não vão, não recomendam, ignoram. Quantas vezes somos obrigados a conviver com pessoas assim nas atividades comunitárias, clubes de serviço, associações, sindicatos, clubes, no trabalho, etc.

Elas estão em todos os lugares e o seu desejo de aparecer, de serem admiradas e bajuladas não tem limites. Elas não percebem a canseira que dão às outras pessoas que têm que pensar nos detalhes de citar primeiro o nome delas, de colocá-las na primeira fila, de elogiar tudo o que fazem, o que dizem e até o que pensam. Do contrário, não contem mais com o dinheiro dela, com a colaboração dela, com o seu “inestimável apoio”. Conheço mesmo mães, avós, amigas que se não elogiarmos a sua receita como sendo a melhor que já comemos, elas se sentem ofendidas.

(…)

Pense se você não é esse tipo de pessoa com exageradas demandas de atenção e elogios e que se irrita todas as vezes que não é citada, elogiada, colocada em evidência.

Josie Conti

JOSIE CONTI é psicóloga com enfoque em psicoterapia online, idealizadora, administradora e responsável editorial do site CONTI outra e de suas redes sociais. Sua empresa ainda faz a gestão de sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil. Contato para Atendimento Psicoterápico Online com Josie Conti pelo WhatsApp: (55) 19 9 9950 6332

Recent Posts

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

2 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

2 horas ago

Arcebispo do Rio de Janeiro se manifesta pela 1ª vez após silenciar Padre Júlio Lancellotti

Você não vai acreditar na justificativa que Dom Odilo deu sobre o caso 😒

3 horas ago

AGORA! Zezé DiCamargo se recusa a se retratar, e filhas de Silvio Santos entram com processo contra o cantor

Você não vai acreditar no montante que o cantor pode perder na Justiça 😱

3 dias ago

SBT acaba de tomar decisão bombástica sobre o Especial de Natal de Zezé Di Camargo

Especial de Natal de Zezé Di Camargo vira dor de cabeça e SBT toma decisão…

3 dias ago