curiosidades

Universitários dão computador a estudante de 81 anos sem recursos.

A paraguaia Dolores Vázquez, de 81 anos, é aquela que, como tantos outros de sua geração, teve que adiar os estudos para ajudar seus pais na sua casa e trabalhar. Seu sonho sempre foi ser engenheira ambiental, mas devido às exigências e precariedades da época em que nasceu ela não poderia ser o que sempre desejou.

Até pouco tempo atrás. Finalmente ela estava aproveitando o fato de que atualmente tem tempo disponível para poder se dedicar ao seu desenvolvimento como profissional. Ela está até estudando na Universidade Politécnica e Artística do Paraguai.

Faltavam apenas cinco disciplinas para terminar o currículo de sua carreira quando, infelizmente, a pandemia do coronavírus chegou a seu país. Uma nova realidade, que para alguns não significou uma grande barreira para continuar estudando, mas para ela, que era de outra geração e época, sim. As aulas eram virtuais e ela nem tinha computador.

Cronica.com.py

A noticia se espalhou rapidamente pela diretoria, os professores e os demais alunos de seu corpo docente agiram rapidamente, chegando pouco tempo depois em sua casa localizada em San Cosme e Damián, em Itapúa, com nada menos que um novo computador.

Cronica.com.py

“O pessoal do meu corpo docente viu a publicação no jornal e hoje me trouxe um computador. Se choro é porque aos 81 anos é a primeira vez que tenho um desse (…). Agora poderei seguir as aulas virtuais e espero que já possa receber o diploma de engenharia ambiental, que é o que tanto amo. Não tiro os olhos do computador, não acredito, fico muito feliz”, conta Dolores Vázquez.

Uma mulher que aos 81 anos mora sozinha, pois nunca se casou e não teve filhos. Sua prioridade sempre foi se dedicar aos pais e irmãos, e agora está empenhada em realizar um de seus maiores desejos, que é ser engenheira ambiental.

Trabalhar desde cedo significava atrasar a realização de um de seus sonhos, mas nunca para ela foi sinônimo de abandoná-lo.

Cronica.com.py

Para Dolores Vázquez, o que vem depois de receber o computador também não é fácil. Porque antes de colocar seus estudos em dia, ela está aprendendo a usar o notebook, para aproveitá-lo ao máximo. Felizmente, ela pode contar com Fátima Santacruz, que vai lhe ajudar e ensinar a usar o equipamento de informática.

Cronica.com.py

“Ela se coloca para aprender rápido, é muito inteligente (…). A ideia é que ela possa fazer aulas virtuais e terminar o curso que estuda”, conta Fátima, sua professora de informática, uma jovem que a tem como referência e exemplo para muitos da comunidade em que residem.

Com informações de UPSOCL

Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Ex de Anderson do Molejo, MC Maylon lamenta morte e fala sobre tattoo em homenagem ao cantor

"A tatuagem do rosto dele vai ficar eterna no meu braço", disse MC Maylon.

6 horas ago

Saiba os motivos pelos quais o INSS cortou a aposentadoria de Fernanda Montenegro

A renomada atriz e escritora brasileira Fernanda Montenegro, reconhecida internacionalmente por suas performances no cinema…

20 horas ago

A nova minissérie épica que está arrebatando a audiência e já é apontada como a melhor da década

Linda e envolvente da prímeira à última cena, esta minissérie tem sido descrita pelos críticos…

22 horas ago

Rei Charles 3º apresenta piora no quadro de saúde e seu funeral é atualizado

O monarca, que passa por tratamento contra um câncer de próstata aos 75 anos de…

1 dia ago

Advogada de 60 anos vence concurso Miss Universo Buenos Aires 2024

A advogada e jornalista Alejandra Rodríguez, de 60 anos, mostrou a muita gente que as…

1 dia ago

Whindersson Nunes doará telescópio para piauiense de 9 anos que descobriu asteroide

Whindersson Nunes demonstrou mais uma vez seu coração generoso ao promover uma emocionante iniciativa em…

2 dias ago