Suicídio mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e pode ser prevenido em 9 de 10 casos
Desde que entrou em operação no início de setembro, o 188, primeiro telefone sem custo de ligação para prevenção do suicídio no Brasil, recebeu 74% mais ligações do que quando o serviço apresentava custo de ligação local.
Essa informação é do próprio CVV, entidade que opera o 188 sob concessão do Ministério da Saúde. No Rio Grande do Sul, onde o 188 está em fase de teste para futura expansão a todo o território nacional, o CVV mantinha uma média de 3.638 atendimentos ao mês antes da gratuidade. Em outubro foram registradas 6.331 ligações.
Na percepção do CVV esse aumento prova a existência da demanda pelo serviço de prevenção do suicídio que é barrada pelo custo da ligação. A instituição possui 53 anos de atuação gratuita e pode ser acessado em qualquer região do país pelo telefone 141 (custo de ligação local), pessoalmente nos mais de 70 endereços e pelo site – e-mail, Skype e chat.
O suicídio mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e pode ser prevenido em pelo menos 90% dos casos, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde. O Rio Grande do Sul foi escolhido para receber o teste por ser o estado com o maior índice de suicídio no Brasil.
Tenham sempre em mente:
Na internet: www.cvv.org.br
Nas cidades que possuem o serviço em todo o Brasil (menos Rio Grande do Sul), a ligação tem tarifa local e deve ser feita para o número 141.
No estado do Rio Grande do Sul a ligação é gratuita e deve ser feita para o número 188.