Fotos de pessoas próximas do suicídio provam que depressão não é o que você pensa

“Você pode não ver a depressão, mas isso não significa que ela não está lá”

Eu não saberia dizer quantas vezes eu ouvi pessoas dizendo frases equivocadas sobre o suicídio, suas causas e consequências. Na verdade, como tudo o que acontece e nos deixa confusos, temas relacionados a morte nos deixam com muito medo, pois a nossa cultura não é habituada a lidar com esse tema.

Hoje, ainda para piorar, vivemos em uma cultura que supervaloriza a beleza, a juventude e a felicicidade, levando as pessoas que não se enquadram a um mundo de sorrisos e cliques casa vez mais deslocados e falsos.

Por causa disso e de vários outros fatores é que muitas pessoas sofrem com depressão e outros transtornos mentais escondem seu mal estar e sofrimento para evitar julgamentos e preconceito.

As imagens abaixo foram inicialmente publicadas em matéria do site Bored Panda e trazidas para o Brasil pelo nosso site parceiro Awebic, junto a tradução do texto original.

A importância de sua reprodução na CONTI outra está relacionada à conscientização de que DEPRESSÃO NÃO TEM CARA e que PESSOAS QUE COMETEM OU PENSAM EM SUICÍDIO NEM SEMPRE AVISAM OU REALMENTE APARENTAM O QUÃO DOENTES ESTÃO.

Outra desmistificação essencial é mostrar que uma pessoa que tem depressão ou qualquer transtorno mental não fica triste e prostrada 24 horas por dia, informação que só é verdadeira em uma pequena parcela dos casos! No geral os humores variam e a pessoa tem dias bons e ruins, sendo que pode estar muito bem em um momento e péssima horas ou dias depois!

Abaixo, as imagens e suas transcrições originais. Prepare-se para repensar seus julgamentos.

1. “Nesses dois dias eu tive pensamentos suicidas, mas não da mesma forma”

2. Essa foto foi tirada poucos dias antes de Chester Bennington, ex vocalista do Linkin Park, tirar a própria vida

3. Essa foto foi publicada por uma mãe mostrando como a filha estava uma noite antes ser encaminhada para o hospital depois de uma tentativa de suicídio

4. “Fotografia tirada 7 horas antes de tentar suicídio”

5. “Esse é meu filho um pouco antes de ir ao seu computador para pesquisar a maneira certa de se enforcar. Após dois dias, ele conseguiu.

6. “Meu namorado, duas semanas antes de se enforcar”

7. “Precisando de ajuda / ainda precisando de ajuda”

8. “Essa sou eu desesperadamente triste e ansiosa”

9. “Estou no meio de um momento realmente depressivo e continuo aqui trabalhando com minhas plantas e fones de ouvido”

10. “Essa sou eu dois dias depois de uma tentativa de suicídio”

11. “Ansiosa e depressiva por mais ou menos duas décadas. Meu apelido na infância era sorridente”

12. “Uma foto tirada três horas antes de um enorme ataque de pânico”

13. “Quando você coloca o seu ‘rosto de guerra’, mas é por dentro que a batalha acontece”

14. “Estive deprimida por anos e ninguém havia notado até o ano passado”

15. “Decidi sair da cama pela primeira vez depois de meses para tirar uma boa foto”

16. “Você pode não ver a depressão, mas isso não significa que ela não está lá”

Essas imagens mexeram com você? Passe adiante e ajude a salvar vidas! A informação é uma das nossas maiores ajudas para identificar sinais e diminuir preconceitos.

Precisa de ajuda? Procure o CVV.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Josie Conti
É idealizadora e administradora do site CONTI outra. Psicóloga formada há 16 anos, teve sua trajetória profissional passando por diversas áreas de formação e atuação como educação, clínica, recursos humanos e saúde do trabalhador. Hoje, utiliza o conhecimento adquirido para seleção de pessoal e de material adequado aos sites com que trabalha. Realiza vídeos, palestras, entrevistas, tem um programa diário na rádio 94.7 FM de Socorro e escreve para diversos canais digitais. Sua empresa ainda faz a gestão de sites como A Soma de Todos os Afetos e Psicologias do Brasil. Atualmente possui mais de 10 milhões de usuários fidelizados entre seus seguidores diretos e seguidores dos sites clientes. Em 2017, foi convidada para falar sobre conteúdo de qualidade no evento “Afiliados Brasil” de São Paulo, à convite da Uol, pois o CONTI outra foi considerado um dos melhores sites de conteúdo ligados a empresa.