Apesar do que muitos têm apregoado ultimamente, a ciência é uma área de conhecimento de fundamental importância para o aprimoramento da experiência humana. É nela que depositamos nossas esperanças de virar de uma vez por todas este capítulo obscuro da história, iniciado desde que a pandemia de coronavírus se tornou uma ameaça global.
É ela a responsável por nos trazer as melhores notícias nos últimos tempos. Só para citar um bom exemplo, os cientistas da Universidade Estadual de Campinas criaram um spray que, quando aplicado a máscaras de algodão, elimina o coronavírus em apenas um minuto. O SprayCov, como foi batizado, mantém cerca de 99,99% de sua eficácia até 48 horas depois da aplicação.
Segundo os cientistas, o composto não é um sanitizante, como o álcool gel, mas sim uma substância que torna a máscara capaz de tornar o vírus ineficaz. O líquido é formado principalmente por sais de cobre.
A solução barra a replicação do vírus, impedindo que ele se instale da forma normal no corpo humano. O composto também seria útil contra alguns outros vírus, a exemplo do da gripe.
Ainda de acordo com os cientistas da UNICAMP, empresas têxteis e do setor público estariam de olho na invenção, que está em vias de ser patenteada. O custo para aplicar o SprayCov no algodão foi estimado em menos de R$ 0,02 por máscara.
Mais um golaço dos cientistas brasileiros!
***
Redação Conti Outra, com informações de Veja.
Foto destacada: Unicamp/Divulgação
Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…
⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…
"Dizem que sou uma vergonha para os católicos” 😢
Você não vai acreditar na justificativa que Dom Odilo deu sobre o caso 😒
Você não vai acreditar no montante que o cantor pode perder na Justiça 😱
Especial de Natal de Zezé Di Camargo vira dor de cabeça e SBT toma decisão…