Jackson Cesar Buonocore

Ser educado e gentil faz muita diferença nos dias de hoje!

Hoje ser agressivo ou amedrontador parece que está na moda, sobretudo, na linguagem das redes sociais e do cotidiano. Os discursos dos maus políticos e lideranças hostis dão voz e vazão para essa forma de comunicação, que produz fofocas, boatos e brigas entre pessoas e grupos.

Essa cultura da agressividade assume de uma maneira inconsciente a ignomia, que cria um clima gerador de medo, de estresse e de baixa do sistema imunológico. O que estabelece uma relação de mal-estar e adoecimento psicoespiritual da sociedade.

Entretanto, ser educado e gentil auxilia muito a desbloquear esse cenário ameaçador. Pessoas assim, não são egoístas, respeitam os outros independentes da sua condição humana e social. Elas são acessíveis e afetuosas, que enxergam bem longe. E são os construtores de “pontes” de diálogos ou de conciliação entre os seres humanos.

Além disso, são bons ouvintes e praticam a arte da paciência. São solidários nas situações difíceis e têm orgulho de onde moram e preservam as coisas boas de suas comunidades. Sabem trabalhar em conjunto e democraticamente, em que os ganhos beneficiam a coletividade.

Com o jeito sui generis: médicos, terapeutas, pastores, padres, professores, advogados, policiais, empresários, motoristas e tantos outros profissionais do setor público e privado conseguem se colocar no lugar dos outros. São capazes de pedir desculpas, quando erram. Estão sempre trabalhando para resolver conflitos existenciais ou confrontos sociais, mostrando como exemplo o seu jeito inspirador de ser.

O Anton Pavlovitch Tchecov, que foi um médico, dramaturgo e escritor russo e um dos maiores contistas de todos os tempos, afirmou que: “Ser educado vai muito além de acumular conhecimento, é uma perspectiva profunda e enriquecedora que nos encoraja a refletir”. Tchecov distingue uma pessoa genuinamente culta, que adquiriu conhecimento, mas pensa que isso não o coloca acima dos outros.

Significa, que ser educado e gentil, não se limita a ler bons livros e adquirir conhecimento sobre o mundo, mas ter uma visão holística. A palavra holística foi criada a partir do termo holos, que em grego significa “todo” ou “inteiro”. É compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade, o que torna as pessoas mais tolerantes, direcionadas a fazer o bem, sem agir pelo senso de obrigação ou em benefício particular.

São Tomás de Equino respondeu ao problema lógico do mal, que se encaixa para entender essa explosão de ódio e ameaça que vivemos nesses tempos, afirmando que não está claro se ausência do mal tornaria o mundo um lugar melhor, pois sem o mal, a gentileza, a justiça, igualdade, autossacrifício e a existência de Deus não teria sentido.

Uma coisa é certa, é que essas ações liberam a dopamina, neurotransmissor que proporciona uma melhora na saúde mental e emocional, que decorre do processo de ajuda mútua e compaixão. Portanto, ser educado e gentil faz muita diferença nos dias de hoje!

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Share
Published by
Jackson César Buonocore

Recent Posts

“Pouco me lixando” diz mãe presa por desligar sonda do filho com paralisia cerebral

Uma mãe foi presa por maus-tratos contra o próprio filho de três anos, que sofre…

16 horas ago

Orangotango é visto usando planta medicinal para curar ferida em seu rosto

Pesquisadores flagraram um orangotango da ilha de Sumatra, na Indonésia, utilizando uma pasta à base…

1 dia ago

A primeira coisa que você vê nesta imagem pode revalar se você é uma pessoa mais reservada ou extrovertida

Qual é a primeira coisa que você vê primeiro ao olhar para esta imagem? A…

1 dia ago

Novidade na Netflix: Glen Close e Mila Kunis arrancam lágrimas e aplausos em filme arrebatador

É impossível não se emocionar com a história profundamente humana e as atuações fenomenais que…

3 dias ago

Viúvo de Walewska quer que pais da jogadora paguem aluguel para morar em apartamento deixado pela filha

"Ele mandou uma notificação sem autorização judicial informando que os pais dela ou pagarão a…

3 dias ago

Desaparecimento de Madeleine McCann completa 17 anos e pais fazem declaração: ‘Vivendo no limbo’

Dezessete anos se passaram desde que Madeleine McCann desapareceu do quarto de um resort na…

3 dias ago