Por Josie Conti
Em 2012, após contanto com Estela Bertrami B. Souza, tive a oportunidade de conhecer o trabalho de seu irmão, o artista plástico Togu. O CONTI outra ainda nem tinha site, e, na época, publicamos um álbum com alguns de seus belos trabalhos (reproduzo as imagens no final da matéria).
Na época, eles tinham perdido um dos irmãos e a tristeza e o vazio da falta os assolava. Togu, que era portador da Síndrome de Down, e profundamente amoroso e apegado ao irmão, estava lidando com o ludo da maneira que podia.
Em reconhecimento ao seu lindo trabalho e para alegrá-lo, publicamos suas obras. Segundo Estela, Togu tinha uma tremenda autoestima e ficou imensamente feliz e, na época, a publicação que ele considerou um presente o encheu de orgulho e amenizou um pouco a dor do momento.
Entretanto, como 99% dos portadores da síndrome que chegam até uma idade um pouco avançada para eles, Togu começou a apresentar sintomas demenciais. E, depois disso, gradativamente foi parando com todas as suas atividades até ficar acamado e precisar ser internado. Faleceu em 15 de novembro de 2015 deixando na vida de todos os que tanto o amavam uma inexplicável e imobilizante uma tristeza.
Togu era o último dos irmãos homens. Hoje, guardam carinhosa lembrança e saudade todos os que o conheceram, suas irmãs e sua querida mãe de 97 anos.
Permanece conservado seu atelier e seus inúmeros quadros.
Abaixo, alguns de suas lindas e coloridas obras para acalentar nossos corações.
Obrigada, Estela, por me permitir, mesmo que apenas por suas obras, conhecer o Togu e também sentir por sua perda. Obrigada também por enviar o relato que foi base de toda a escrita.
Togu, saiba que o sentimento de perda é proporcional ao tamanho da alegria com que você preencheu os corações que tocou.
Assim como nossas lembranças, suas obras para sempre ficarão.
Para conhecer mais obras de Togu acesse sua galeria virtual.
Psicóloga faz alerta sobre o vazio que muitas mulheres sentem e não comentam
Psicóloga revela as 5 frases típicas ditas por quem não ama mais o parceiro
Essa imagem revela se você busca validação ou protege sua tranquilidade
Milhares fazem isso no salão toda semana sem saber do risco MUITO grave envolvido
Agora é lei em SP: pets poderão ser enterrados no jazigo da família; entenda as…
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…