Marcel Camargo

Se não enxerga minhas qualidades, deixe em paz os meus defeitos

Ficamos tanto tempo prestando atenção no que está longe, naquilo que não temos e em quem não chega junto, que, não raro, deixamos de lado o que nos constitui, o que já conseguimos, quem nos ama e caminha junto.

Apesar de termos muito em que melhorar, é impossível não conseguirmos enxergar tudo de bom que possuímos. Apesar de errarmos muito, também acertamos; ainda que quebremos a cara, também passamos por momentos maravilhosos. O que diferenciará nossos dias é a forma como lidamos com o que nos acontece e o valor que nos damos.

Ficamos tanto tempo prestando atenção no que está longe, naquilo que não temos e em quem não chega junto, que, não raro, deixamos de lado o que nos constitui, o que já conseguimos, quem nos ama e caminha junto. Da mesma forma, costumamos reter palavras que nos ferem, ao passo que o que nos dizem de bom e encorajador acaba entrando por um ouvido e saindo pelo outro.

Será que só nos foram dirigidas palavras desalentadoras e ríspidas? Será que aquele celular de última geração iria mesmo melhorar a nossa vida? Será que a amizade de alguém que nos menospreza seria tão valiosa assim? Será que aquela pessoa que vive tão bem sem nós é tudo aquilo mesmo? Precisamos parar e refletir sobre nossas carências, ou elas adentram todas as nossas emoções, inclusive empurrando a gratidão para fora de nossos corações.

Dizem que, quanto mais a gente agradece, mais coisas boas surgem. Talvez não surjam novas coisas boas, mas o fato de olharmos com olhos positivos o que nos rodeia acaba nos levando a enxergar o quanto já temos, o quanto já possuímos, o quanto já existe de motivos para sermos felizes e parar de querer o que não temos. Prestar atenção no que temos de fato e em quem nos ama de verdade torna o real algo mais fácil de lidar, porque todo mundo possui algo de bom nesta vida.

Dessa forma é que estaremos fortalecidos para enfrentar o que tenta nos derrubar e quem adora nos criticar, pois então nada será capaz de nos diminuir, de nos distanciar das verdades que carregamos conosco, com lucidez e consciência. Ninguém é obrigado a gostar de nós, não teremos tudo o que desejarmos, nem alcançaremos todas as conquistas por que lutarmos, mas saber que o que faz parte de nossa vida já é bastante será um consolo inestimável, toda vez que a vida nos negar o que queremos.

* O título deste artigo é uma citação atribuída a Renato Russo

Imagem de capa: pathdoc/shutterstock

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar". É colunista da CONTI outra desde outubro de 2015.

Recent Posts

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

2 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

3 horas ago

Arcebispo do Rio de Janeiro se manifesta pela 1ª vez após silenciar Padre Júlio Lancellotti

Você não vai acreditar na justificativa que Dom Odilo deu sobre o caso 😒

3 horas ago

AGORA! Zezé DiCamargo se recusa a se retratar, e filhas de Silvio Santos entram com processo contra o cantor

Você não vai acreditar no montante que o cantor pode perder na Justiça 😱

3 dias ago

SBT acaba de tomar decisão bombástica sobre o Especial de Natal de Zezé Di Camargo

Especial de Natal de Zezé Di Camargo vira dor de cabeça e SBT toma decisão…

3 dias ago