Jocê Rodrigues

Quem diz que todo relacionamento é fácil está mentindo

Ninguém disse que se relacionar com alguém é fácil. Aliás, já devem até ter dito, mas ou essa pessoa estava mentindo ou ela não fazia a mínima ideia do que é um relacionamento de verdade.

É na dificuldade que casais crescem ou caem de vez.

Todo percalço numa relação é uma chance de superação, individual e também como casal. As reticências aos poucos vão se tornando vírgulas, até chegarem ao status de pontos finais que nos deixam prontos para o próximo parágrafo.

Desejar que tudo seja extremamente fácil é idealizar, projetar no outro o que você gostaria que ele fosse e não é bem assim que as coisas funcionam. O caminhar juntos, mesmo com eventuais tropeços, é o que faz um relacionamento de verdade.

Errar na quantidade de açúcar no chá, chegar atrasado ou faltar a compromissos, perder a cabeça, ter medo de baratas, não ter a mínima noção de como se troca um chuveiro, roncar, falar enquanto dorme, ter uma péssima memória para datas comemorativas, comer o último pedaço de bolo que o outro guardou religiosamente na geladeira: tudo isso está no mesmo patamar das pequenas falhas que podem se tornar degraus.

Somos humanos e nunca deixaremos de ser. Fantasiar e buscar incansavelmente a perfeição é negar a humanidade do outro. No fundo, é como estar preso em uma relação com mais ninguém além de si mesmo.

É preciso saber respeitar a individualidade e talvez essa seja a coisa mais difícil. É que há uma ideia equivocada de que cada pessoa em um relacionamento deva se tornar o complemento do outro. Algo que fica bonito nas letras de músicas e nos poemas que rimam amor com dor, mas que é um martírio na vida real.

Cada um deve ser livre para ser aquilo que quiser ser. A parceria de uma relação está nos acordos tácitos que respeitem a individualidade e não na obrigação de ser tampa de panela ou metade de laranja.

Uma relação saudável deveria ser aquela que expande, que faz com que os envolvidos se sintam à vontade para se conhecerem melhor individualmente; que apoiem um ao outro, independentemente de discordarem ou não daquilo que está sendo buscado; entender que às vezes o sonho de A não é o mesmo sonho de B e que está tudo bem ser assim.

Relacionamento é um exercício de alteridade, talvez dos maiores que existam. E não se deveria entrar em um sem estar disposto a permitir que exista outra pessoa de verdade nele.

Imagem de capa: MNStudio/shutterstock

Jocê Rodrigues

Editor, escritor e jornalista.

Share
Published by
Jocê Rodrigues

Recent Posts

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

4 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

4 horas ago

Arcebispo de São Paulo se manifesta pela 1ª vez após silenciar Padre Júlio Lancellotti

Você não vai acreditar na justificativa que Dom Odilo deu sobre o caso 😒

5 horas ago

AGORA! Zezé DiCamargo se recusa a se retratar, e filhas de Silvio Santos entram com processo contra o cantor

Você não vai acreditar no montante que o cantor pode perder na Justiça 😱

3 dias ago

SBT acaba de tomar decisão bombástica sobre o Especial de Natal de Zezé Di Camargo

Especial de Natal de Zezé Di Camargo vira dor de cabeça e SBT toma decisão…

3 dias ago