No último domingo (24), um avião com parte da delegação do Palmas Futebol e Regatas decolou no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional, a cerca de 25 quilômetros de Palmas, e caiu logo em seguida. Perderam a vida no acidente o piloto da aeronave, Wagner Machado Júnior, o presidente do Palmas Futebol e Regatas, Lucas Meira, e quatro jogadores: o goleiro Ranule, o lateral-esquerdo Lucas Praxedes, o zagueiro Noé e o atacante Marcus Molinari.
Segundo relatos das testemunhas, o choque com o solo foi segundos após a tentativa de levantar voo, e logo em seguida houve explosões.
O acidente guarda ainda uma triste coincidência. O piloto da aeronave, Wagner Machado Júnior, de 59 anos, havia perdido o pai aos nove anos em um acidente de avião. Além disso, um irmão dele também era piloto e foi assassinado ao lado de uma aeronave e de tripulantes.
Ao G1, a irmã do piloto, Gisele Macedo Machado, contou que Wagner tinha 41 anos de profissão e era cuidadoso.
“Ele tinha muito amor à vida. Ele era responsável e sempre falava: ‘a minha vida é mais importante do que qualquer outra coisa’. Então ele tinha um zelo com a vida dele e com a dos passageiros também. Era muito fiel à sua profissão”, disse ela.
O pai do piloto, Wagner Machado Mendonça, faleceu em 1971 em um acidente aéreo. De acordo com o relato de Gisele, ele conduzia uma aeronave sobre o rio Araguaia e acabou caindo na água. “Ele estava brincando. Bateu muito a hélice na água e caiu […] Quando o meu pai morreu a gente era muito pequenininho”, conta ela.
Passados vinte anos desde a primeira tragédia, o irmão Luiz Fernando Macedo Machado também faleceu na profissão. “Em 1991 meu irmão foi fretado para levar policiais numa região de garimpo. Eram três aviões. Só o dele não conseguiu sair. Toda a tripulação junto com meu irmão foi metralhada. Mas ele estava trabalhando”, lembra a irmã.
“Minha mãe enterrou os três homens da vida dela”, disse Gisele momentos após o enterro de Wagner.
O corpo de Wagner Filho foi sepultado nesta terça-feira (26) em Goiânia. Parentes e amigos próximos acompanharam a cerimônia.
Ainda se sabe o que pode ter causado o acidente. De acordo com informações do portal G1, uma equipe do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizado em Brasília (DF) foi acionada. Não há previsão de quanto tempo a apuração do caso deve levar.
***
Redação Conti Outra, com informações de G1.
Foto destacada: Arquivo Pessoal.
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…
Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…
psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…
Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…
Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…
O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…