Pessoas “invisíveis” ganham vida

A primeira lembrança que tive  quando li esse artigo do estudante de artes visuais Pedro Pezte no blog Ideia Fixa foi daquelas imagens que pesquisadores de fenômenos paranormais estudam pois acreditam que, em algumas fotos, aparecem “fantasmas”. Sim, foi um pensamento irônico mas que também remete ao estudo que o estudante Fernando Braga da Costa realizou na USP vestindo-se como gari e tornando-se invisível aos olhos dos colegas e professores.

No artigo de Pedro Pezte o que vemos são os trabalhos de Ramiro Gomez, artista visual que altera anúncios de revistas de luxo e fotografias, adicionando trabalhadores muitas vezes mal pagos que fazem toda a beleza da coisa possível.
Ramiro Gomes pinta jardineiros, empregadas domésticas, limpadores de piscinas e mais. Eles não têm face, e aparecem como fantasmas em frente às mansões e palmeiras ao sol. Gomez destaca a disparidade entre esses estilos de vida, o luxo em contraste com trabalhadores que mal ganham um salário mínimo.

Gomez experimentou isso em primeira mão quando trabalhou como babá para uma rica família de West Hollywood. Em entrevista à Fast Company, ele afirma: “Foi interessante a sensação de que iria acontecer quando eu estava saindo desse trabalho, que a família já tinha muito, mas que não foram capazes de me pagarem mais, eu levei isso de forma pessoal.”

Sabemos que os índices de uso de drogas e alcoolismo são maiores entre os “invisíveis”. Sabemos também que energia do homem precisa ser canalizada para algo que lhe forneça uma identidade, um papel social. A pessoa precisa ter uma ocupação em que se sinta produtiva e reconhecida. Precisa de reconhecimento de seu local no mundo e também precisa transmitir características que são só suas, o que caracteriza a herança cultural de um povo.

O trabalho de Ramiro nos mostra como os fantasmas sem rosto, logo sem identidade, sofrem pelo não reconhecimento social.

Acredito que muito da violência que vivemos não vem só da pobreza, mas da dor que não é expressa em palavras, da dor que é sentida profundamente na exclusão e na invisibilidade.
Josie Conti

 

Abaixo alguns trabalhos de Ramiro Gomez

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Ingrediente vetado! Suplemento famoso com planta “da moda” é proibido pela Anvisa e causa alerta geral

Planta “da moda” derruba suplemento do mercado: Anvisa veta ingrediente e dispara aviso urgente ❌

23 horas ago

Quanto custa agora? Nova regra derruba preço da CNH e Brasil sai da lista das habilitações mais caras do mundo

CNH fica muito mais barata após nova regra do Contran — veja quanto você vai…

24 horas ago

Lotes de sabão Ypê são recolhidos pela Anvisa após contaminação grave — veja se você tem em casa

Atenção! Anvisa identifica bactéria no sabão Ypê e manda recolher lotes vendidos em todo o…

1 dia ago

O nome grego de 4 letras para meninas que deve liderar as escolhas dos pais em 2026

Nos últimos anos, grupo de pais nenhum quer que a filha tenha “o mesmo nome…

1 dia ago

A placa DIP está espalhada pelas estradas e muita gente não sabe o que ela quer dizer — entenda agora

Saiba por que esse sinal aparece de repente e o que ele realmente avisa 🚗

2 dias ago

Anvisa barra venda de vinagre de maçã popular e revela problema que muita gente não percebeu no rótulo

Vinagre de maçã famoso é proibido pela Anvisa e pode estar na sua casa agora…

2 dias ago