Categories: COLABORADORES

Passos firmes pelas voltas pelas voltas que o mundo dá!

Um frase tão repetida quanto verdadeira: O mundo dá voltas. Sim, voltas doces, voltas enroladas em papel de presente, voltas confusas, voltas envoltas em dores e saudades, vais e voltas, uma trama contínua com irrestrita cumplicidade do tempo.

E lá vamos nós, nos equilibrando e trilhando os caminhos sugeridos pelas voltas que o mundo dá, por vezes desejando que fossem suaves como a rotação da terra, outras, emocionantes e desafiantes, de acordo com nossa necessidade momentânea de adrenalina.

A verdade é que não temos nenhum controle sobre essas voltas, e nos resta o desafio de minimizar os tombos inesperados, os solavancos causados por nossa falta de reflexo.

E falando em reflexo, assim é a vida, um reflexo desse emaranhado de curvas e ladeiras. Um caminho cujas surpresas vão brotando do inesperado, uma combinação esquisita de eventos conquistados, outros frustrados, e tantos inesperados. Um caminho nada reto transpassado por mil outros caminhos.

As voltas que o mundo dá por vezes nos deixam tontos e desorientados, mas o caminho exige movimento, nos ordena avanço e descobertas. Para seguir em frente, é preciso andar a passos firmes, passos que segurem os pés no chão e ao mesmo tempo impulsionem a ida adiante. Não precisam ser barulhentos nem rudes, mas firmes, muito firmes. Passos de quem sabe que precisa ir, mesmo sem certeza de onde irá chegar. Se forem vacilantes, todo o corpo estremecerá, o caminho mostrará seus perigos com lente de aumento, tanto que as belezas não serão apreciadas.  E sem equilíbrio, sem sustentação e coragem, ao primeiro estremecimento virão as quedas, rolagens ladeira abaixo, ferimentos e mágoas.

E se a roda da vida não para, se as voltas virão apesar de todo e qualquer protesto, que os passos firmes e decididos possam dar ritmo à caminhada, que bons e reais afetos  sejam escoras para as possíveis quedas, e que as voltas nos permitam, mesmo que de relance, ver mais profundamente o desenho do caminho que ainda há pela frente.

Emilia Freire

Administradora, dona de casa e da própria vida, gateira, escreve com muito prazer e pretende somente se (des)cobrir com palavras. As ditas, as escritas, as cantadas e até as caladas.

Recent Posts

A beleza do amor maduro em 5 filmes apaixonantes na Netflix para assistir nesse fim de semana

Depois de errar, recomeçar e escolher: 5 filmes da Netflix sobre amar de verdade ❤️

7 minutos ago

Este filme da Netflix foi indicado a 10 prêmios e vai fazer a sua noite valer a pena

Este filme da Netflix indicado a 10 prêmios não é fácil de assistir — e…

22 minutos ago

Filme recente de Steven Spielberg que foi indicado a 7 Oscars está na Netflix

Steven Spielberg resolveu se expor, ganhou 7 indicações ao Oscar e você pode ver na…

35 minutos ago

Aborto sem consentimento, invasão e ameaças: os relatos que fizeram a Justiça agir contra Paulo Miklos, da banda Titãs

Medida protetiva não é “detalhe de processo”: quando a Justiça concede, ela cria regras imediatas…

1 hora ago

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

22 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

23 horas ago