Um programa de TV espanhol chamado ‘Espejo Público’ trouxe como pauta um vídeo que despertou opiniões mistas nas redes sociais: as imagens mostram um pai raspando a cabeça de sua filha a força como medida disciplinar por ter praticado bullying na escola contra uma colega com câncer.
O pai raspa a cabeça da filha com uma máquina elétrica enquanto a menina chora. Em determinado momento ela diz, “Não, não quero mais! Chega!”, e o pai responde, “Nunca mais faça isso!”.
Nas redes sociais, algumas pessoas consideraram que a menina mereceu o castigo, mas tambpem houve quem tenha considerado que a atitude do pai mostra que a garota está apenas reproduzindo na escola o comportamento cruel que aprendeu em casa.
“Esse ato de brutalidade me faz pensar em outras coisas. No bullying, o foco está na vítima, mas às vezes quem o pratica também convive com essas situações. As crianças copiam o que veem em casa. Longe de me parecer um castigo adequado, acho que não. Eu não sei porque não tenho o contexto… mas penso sempre no agressor e em quem está em casa.”, pontuou o jornalista Juan Soto Ivars.
Ivars ainda revelou que sofreu de bullying na infância e que seus agressores, no geral, eram crianças com vidas difíceis, provenientes de lares disfuncionais.
“Quando seu filho não é capaz de sentir a dor dos outros, você tem que explicar isso a ele, não causar-lhe uma dor que pode causar mais raiva e um desejo incrível de vingança”, complementou a jornalista Marta Robles.
Porém, alguns internautas viram a atitude como positiva: “Embora seja uma atitude extrema… às vezes serve justamente para aprender que devemos valorizar tudo o que temos e ter empatia e ver a realidade e o sofrimento dos outros […] Bravo para você pai… é assim que você cria os filhos com caráter, educação e respeito.” comentou uma usuária.
E você, o que acha da medida disciplinar dotada por esse pai?
***
Redação Conti Outra, com informações do site Refletir para Refletir.
Fotos: Reprodução.
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…
Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…
psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…
Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…
Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…
O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…