Redação CONTI outra

O reforço chegou! Médicos cubanos se dizem prontos e felizes para atuar contra o coronavírus

“Somos 2.000 cubanos, vamos para qualquer parte de Brasil. Indiscutivelmente vamos ajudar a evitar a doença e a controlar os focos”, diz o médico Yubeidy Mora Venero, de 36 anos, que passou um ano e meio atuando no município de Mata Grande, no sertão alagoano e hoje vende frango assado com a esposa aos finais de semana para sobreviver.

Yubeidy foi um dos muitos médicos cubanos que permaneceram no Brasil após o fim do acordo dos governos do Brasil e de Cuba e hoje se mostram empolgados com a possibilidade de retomar as atividades durante o período de emergência causado pelo coronavírus.

A empolgação dos médicos cubanos se justifica na afirmação do secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, de que estes profissionais que trabalhavam no programa Mais Médicos serão chamados para ajudar no controle da pandemia. O secretário disse ainda que o chamado se estenderá para estudantes de medicina a partir do sexto ano e médicos aposentados.

De acordo com Gabbardo, a medida visa ajudar a repor parte da mão de obra perdida durante o trabalho, já que os médicos também ficam doentes.

Yubeidy Mora Venero ressalta que os cubanos que vieram para o Brasil sempre atuaram na atenção primária, o que poderá ajudar na luta contra o coronavírus. “Tenho 12 anos trabalhando nesse espaço que se fundamenta na epidemiologia, na prevenção — que é o principal tratamento que temos para muitas doenças, principalmente para o covid-19”, afirma.

O médico ainda conta que tem experiência em casos de epidemias, e que estava na Venezuela quando surgiu o vírus H1N1. “As cidades pequenas do Brasil têm uma falta crônica de atenção médica. Com o controle da diabetes já vai ajudando a combater o coronavírus.

“Mais do que contente com a chance, estamos necessitados, desempregados. O que ganhou hoje só dá para pagar a comida e a casa, além dos meus estudos para o Revalida.”, finaliza o médico.

***

Redação CONTI outra. Com informações de Uol
Imagem de capa: A médica cubana Damisleydis Sande, Arquivo Pessoal

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Este filme da Netflix foi indicado a 10 prêmios e vai fazer a sua noite valer a pena

Este filme da Netflix indicado a 10 prêmios não é fácil de assistir — e…

11 minutos ago

Filme recente de Steven Spielberg que foi indicado a 7 Oscars está na Netflix

Steven Spielberg resolveu se expor, ganhou 7 indicações ao Oscar e você pode ver na…

25 minutos ago

Aborto sem consentimento, invasão e ameaças: os relatos que fizeram a Justiça agir contra Paulo Miklos, da banda Titãs

Medida protetiva não é “detalhe de processo”: quando a Justiça concede, ela cria regras imediatas…

1 hora ago

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

22 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

22 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

23 horas ago