Categories: COLABORADORES

O mistério das portas

Por Marcela Picanço

Se existe alguma coisa que me intriga, nesse mundo, são portas.

As portas estão em todas as histórias, nas metáforas e em todos os problemas de lógica. As portas são um dos símbolos mais universais que existem, porque elas representam sempre o mistério. E, se a gente for pensar, a vida é realmente uma constante abertura de portas. A cada instante, a gente escolhe ou faz uma decisão – e decidir algo é sempre abrir uma porta. É sempre o inesperado.

Se você decide comer carne em vez de frango, no almoço, é uma porta. Se você decide pegar um ônibus, é uma porta. Se você decide acordar 10 minutos mais tarde, é uma porta. E tudo pode mudar a partir das suas escolhas diárias, por mais que a gente não perceba, por mais que não pareça que está tudo mudando constantemente e que as portas estão se abrindo a cada segundo que passa. O fato de que querer começar a escrever a próxima frase é uma porta. E quem decidiu abrir esse texto para ler também está abrindo uma porta. A gente vive assim, abrindo portas, sem perceber que, a cada cinco minutos, a gente tem a oportunidade de virar o jogo. O nosso jogo, claro. Cada porta que se abre é uma chance de mudar tudo. Assim mesmo. De uma hora para outra. Posso escolher fazer qualquer coisa, se eu tiver coragem de encarar as consequências.

Imagem via Comunicadores

E é libertador atravessar uma porta se medo do que há do outro lado. Ou melhor, é muito bom escolher uma porta para atravessar, porque, no fundo, todas estão abertas. E a gente nunca sabe qual delas vai dar em um precipício ou um paraíso; e sabe o que mais? A gente nunca vai saber se escolheu a porta certa. Porque a gente nunca vai saber o que teria acontecido se a gente tivesse escolhido a outra, ou a outra, ou a outra.

As portas carregam as nossas incertezas sobre o que há do outro lado. As portas sempre foram um enigma. Como se escolher a porta certa fosse como num problema de lógica, em que você escolhe a porta onde está a cabra e tudo se resolvesse. Mas, antes de abrir uma porta, nada existe ali atrás, porque o futuro se constrói no presente, a partir do que você faz E o fato de você abrir uma porta e não outra não interessa, porque não existe nada lá atrás, ou melhor, existe tudo. A porta é um mistério justamente por carregar nossa indecisão, nossa insegurança. A porta, na verdade, é um espelho. E, enquanto a gente não decide, nada acontece. Vale abrir todas as maçanetas, vale atravessar tudo, porque é a única forma de desvendar o mistério das portas. O mistério das portas somos nós mesmos e, cá entre nós, descobrir o que está por trás da nossa própria porta é uma das coisas mais difíceis que existem, mas também uma das melhores.

Todas as possibilidades que não são o presente existem ou poderiam ter existido e a gente nunca vai saber. Escolher nunca é uma aposta, porque, numa aposta, você sabe se você ganhou ou perdeu. Na vida, quando a gente escolhe, a gente nunca sabe se ganhou ou perdeu. Por isso, se a gente escolher as portas que quiser, sem hesitar, sem ser pela vontade do outro, a gente vai encarar as consequências de outra forma e vai pensar que sempre deu certo. A gente sempre teve uma escolha.

Marcela Picanço

Atriz, roteirista, formada em comunicação social e autora do Blog De Repente dá Certo. Pira em artes e tecnologia e acredita que as histórias são as coisas mais valiosas que temos.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

9 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

9 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

9 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

9 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

15 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

16 horas ago