Nem todos os amores são feitos para durar. Eu diria que existem tipos diferentes de amores. Existem amores que são intensos, como um flash de luz e outros mais serenos como uma tarde de sol cálida e serena. Todos são amores, nem melhores, nem piores.

Acontece que inventaram que amor bom é amor que fica. E os amores que passaram como uma breve estação de outono não são bem compreendidos pela nossa razão.

Então a gente fala pro nosso coração engolir o choro e esquecer do amor que não ficou. Tratamos duramente nossas emoções e fingimos esquecer. Fingimos que a saudade do amor desfeito não está ali. Fingimos que não lembramos das coisas boas que o amor nos ensinou. Fingimos que não nos importamos mais com aquele ao qual deitamos um dia palavras e gestos carinhosos. Passamos por cima do nosso coração e forçadamente estampamos um sorriso no rosto, como se tudo estivesse maravilhosamente bem depois do fim de uma relação.

Um amor não substitui o outro. Cada pessoa tem uma forma única de amar e preencher nossa vida. Todo amor merece ser lembrado com carinho, todo amor merece ser respeitado. Que a gente se permita chorar a distância de alguém que amamos, que a gente se permita sentir saudades e pensar nessa pessoa com carinho. Que a gente se permita entender que o amor que se finda no tempo da vida não precisa morrer em nós.

Permita-se sentir a tristeza do fim de uma relação. Permita-se guardar aquele que um dia fez parte da sua vida com carinho em sua memória. Permita-se o silêncio para ouvir o seu coração soluçar. Permita-se um momento de solidão para entender como seu coração ficou depois desse amor. Permita-se a gratidão por ter vivido esse amor e deixe-o guardado no teu sentimento. Sem se odiar por isso, sem buscar razões que justifiquem o amor. O amor não tem justificativas.

Não se recrimine por qualquer amor. Ame aquele que partiu à sua maneira, em seus pensamentos e deixe o coração leve para seguir em frente. O coração é bonito em sua capacidade de amar e deixar-se amar. Ele é teimoso e sensível e sabe que a vida não nos reserva apenas um único amor, que a vida nos reserva um jardim de amores.

Permita-se amar aqueles que encantaram sua alma através do sentimento. Não deixe a razão petrificar o seu coração. Amor bom não é amor que dura pro mundo. Amor bom é amor que dura na gente.

Acompanhe a autora no Facebook pela sua comunidade Vanelli Doratioto – Alcova Moderna.

Vanelli Doratioto

Vanelli Doratioto é especialista em Neurociências e Comportamento. Escritora paulista, amante de museus, livros e pinturas que se deixa encantar facilmente pelo que há de mais genuíno nas pessoas. Ela acredita que palavras são mágicas, que através delas pode trazer pessoas, conceitos e lugares para bem pertinho do coração.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

2 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

2 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

2 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

2 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

8 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

9 horas ago