Ivonete Rosa

Mulher, você não pode mudar o caráter do seu parceiro

Antes de qualquer coisa, deixo claro que acredito, sim, na mudança das pessoas, em qualquer fase da vida delas. Contudo, sobre isso, trago comigo uma crença que não abro mão: as pessoas só mudam quando elas sentem necessidade. Não adianta o mundo inteiro cobrar a mudança de alguém que não se sente incomodado com a própria condição.

Onde quero chegar? Bem, quero dizer a você que ninguém tem poder suficiente para mudar um parceiro. Eu sei que posso estar lhe desapontando, mas essa verdade precisa ser considerada para o seu próprio bem. Por mais bem intencionado(a) e determinado(a) que esteja, você não vai obter êxito nessa empreitada, porque a mudança só acontece com as chaves que abrem por dentro.

Eu conheço muitas mulheres que se nutrem de fé e otimismo e se empenham em transformar o caráter de um homem afim de transformá-lo num parceiro ideal. Elas acreditam que elas serão capazes de fazer um homem abandonar o alcoolismo, as drogas, o caráter violento e agressivo. Elas juram que podem transformar alguém que negligenciou a paternidade em outros relacionamentos num pai exemplar. Elas acreditam que conseguirão transformar um sedutor compulsivo num parceiro monogâmico e dedicado à família.

Bem, como disse no começo, toda mudança é possível a alguém, mas esse alguém precisa desejar isso e, determinadas mudanças, mesmo o sujeito querendo, não será algo fácil. É muito comum, especialmente, entre as mulheres, essa rivalidade. Acontece de uma mulher atribuir à ex companheira de um homem a responsabilidade pela falta de caráter dele. Há casos extremos em que uma mulher diz que a outra apanhou porque mereceu e, que com ela será diferente. Sim, algumas mulheres pagam pra ver alguns dissabores ou mesmo tragédias.

Nutridas de um sentimento de competitividade, muitas se colocam como ‘a toda poderosa’ e, como tal, acreditam que serão tratadas a pão de ló por alguém com um vasto histórico de agressão em relacionamento anteriores, ou de calotes financeiros etc. Bem, vou repetir: é possível, sim, que um homem com um passado tão comprometedor mude, mas isso não será um milagre de nenhuma mulher, isso será uma ressignificação que ele mesmo fará de suas próprias experiências negaativas. Entenda, nenhuma mulher é melhor do que a outra. Nenhuma mulher deverá ser responsabilizada pelo comportamento leviano de um homem, tampouco, nenhuma deverá ser vista como a santa milagreira.

Ivonete Rosa

Sou uma mulher apaixonada por tudo o que seja relacionado ao universo da literatura, poesia e psicologia. Escrevo por qualquer motivo: amor, tristeza, entusiasmo, tédio etc. A escrita é minha porta voz mais fiel.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

7 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

7 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

7 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

8 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

14 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

14 horas ago