curiosidades

Mulher que passou 500 dias em caverna conta sobre experiência: “Nem queria sair”

Beatriz Flamini, uma atleta espanhola, passou 500 dias isolada em uma caverna no sul da Espanha sem contato com o mundo exterior, pessoas ou luz natural.

Ela deixou o local nesta sexta-feira (14) e contou que a experiência foi “excelente, insuperável”. Aos 49 anos, Flamini participou de um experimento que tinha como objetivo registrar as consequências para a saúde mental e física do isolamento humano.

Durante os 509 dias que ficou na caverna, Flamini ficou acompanhada apenas de livros, luz artificial e câmeras para gravar a experiência, mas não tinha telefone nem instrumentos para controlar o tempo. Sua alimentação era garantida por uma equipe técnica, que deixava sua comida em um ponto da caverna sem ter contato com a atleta.

Foto: Jorge Guerrero/ AFP

“Foi ótimo, nem queria sair hoje. Me dei muito bem comigo mesma”, declarou Flamini ao sair. “Estou há um ano e meio sem falar com ninguém, só comigo mesma”.

Flamini disse que nunca pensou em abandonar a missão, nem mesmo quando enfrentou uma invasão de moscas na caverna – o único episódio não previsto durante toda a experiência. Ela contou que teve lapsos de memória no período, o que já era esperado por especialistas que prepararam e acompanharam a missão.

A experiência será tema de um documentário da produtora espanhola Dokumalia, ainda sem data de lançamento. A caverna fica 70 metros abaixo do solo e a 10 quilômetros de Motril, na Andaluzia, região no sul da Espanha.

Foto: Jorge Guerrero/ AFP

Os organizadores revelaram que a experiência ocorreu de forma secreta e só foi revelada nesta sexta, quando a atleta deixou a caverna. Apenas parentes e amigos próximos sabiam onde ela estava. Flamini afirmou que não sabe o que aconteceu no mundo durante o tempo que esteve isolada.

“Eu não sei o que aconteceu no mundo […]. [Pra mim] continua sendo 21 de novembro de 2021”, disse. “E, ao ver todos vocês com máscara, para mim ainda é (pandemia de) Covid-19”, acrescentou.

Com informações de G1

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Você sente um vazio estranho mesmo quando ‘está tudo bem’? Psicóloga explica o motivo e como pedir ajuda

Psicóloga faz alerta sobre o vazio que muitas mulheres sentem e não comentam

2 dias ago

Se seu parceiro diz essas 5 frases típicas, psicóloga alerta: o amor pode ter acabado

Psicóloga revela as 5 frases típicas ditas por quem não ama mais o parceiro

2 dias ago

Vai costuma ir ao salão de beleza? Atenção a esse perigo que quase ninguém comenta (e pode afetar seu fígado)

Milhares fazem isso no salão toda semana sem saber do risco MUITO grave envolvido

3 dias ago

Enterrar pets no jazigo da família? Nova lei em SP libera; veja quem pode e quando chega a outros estados

Agora é lei em SP: pets poderão ser enterrados no jazigo da família; entenda as…

3 dias ago

Psicóloga Josie Conti explica: o que quase ninguém fala sobre começar psicoterapia

Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…

3 dias ago