Categories: Sem categoria

Mulher-maravilha

Quando fiquei gravida da Nara, fui avisar ao diretor da escola em que trabalhava na época a minha situação.
– … então, daí aconteceu que engravidei sem querer mas, claro, vou ter o bebê.
– Olha… – disse ele – Uma excelente maneira de acabar com uma excelente carreira é casando e tendo filhos… impressionante como vocês, mulheres, sabem estragar a vida de vocês.

Eu era quase vinte anos mais nova do que hoje. Era meu primeiro emprego e aquelas palavras me derrubaram. Os hormônios certamente ajudaram. Chorei como criança. Não porque achasse que minha vida seria estragada com filhos. Já tinha exemplos e espelhos a seguir. Sabia que daria conta do recado.

Fiquei arrasada por entender como esse mundo funciona. Por sentir na pele o que é ser mulher na sociedade em que vivemos. Estava apenas começando… entendi que não só teria que matar mais de um leão por dia como também teria que ter forças para carregar sempre um elefante nas costas.

E com o tempo eu entendi mais ainda o que é ser portadora dos cromossomos XX. Entrei para o mestrado. Engravidei do Yuki. Fiz o concurso para o cefet e passei. Escrevi a minha dissertação inúmeras vezes com ele mamando no meu peito e balançando o carrinho com o pé.

Com três filhos, trabalhando, fiz o doutorado, curso de italiano para ler minhas pesquisas acadêmicas, comecei as corridas de rua, não deixei de estar presente em todos os
momentos importantes dos meus filhos…

Hoje, separada, faço a gestão da casa sozinha. Meus três filhos não só moram comigo como contam com a minha presença para tudo. Assumi a coordenação de física no cefet, estou escrevendo meu décimo livro, estudando como nunca e me preparando para fazer um outro mestrado em antropologia e ao invés de cinco, correndo oito quilômetros três vezes na semana…

Enfim, uma excelente maneira de iniciar uma excelente carreira é apenas ter paixão e amor em tudo que faz. Meus filhos não atrapalharam em nada. Pelo contrário, fizeram essa caminhada muito mais divertida.

Faço questão de contar isso para que vocês, mulheres, entendam que para ser super homem precisa-se de capa e colocar cueca vermelha em cima da calça. Mas para ser mulher-maravilha… meninas, acreditem, para ser Mulher-maravilha, basta nascer mulher.

Elika Takimoto

– Segunda colocada no 1º Prêmio Saraiva: Literatura, categoria: crônicas. – Doutora em Filosofia pela UERJ. – Mestre em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ. – Graduada em Física pela UFRJ, professora de Física do CEFET/RJ. – Autora dos livros: 1- História da Física na Sala de Aula – publicado pela Editora Livraria da Física. 2- Minha Vida é um Blog Aberto – será lançado agora no segundo semestre pela Editora Saraiva. 3- Isaac no Mundo das Partículas – livro infantil sobre Física de partículas e filosofia da ciência para crianças. Ainda não publicado. 4- Como Enlouquecer seu Professor de Física – um livro sobre Filosofia da Ciência para jovens e adultos. Ainda não publicado. 5- Filhosofia – um livro de crônicas sobre seus três filhos, ainda não publicado. 6- Tenso, logo escrito – um livro de crônicas escritas motivadas pelo sofrimento. Ainda não publicado. 7- Penso, logo escrito. – um livro de crônicas onde há muitas reflexões. Não publicado. 8- Eu conto – Um livro de contos. Ainda não publicado. 9- O que há de Metafísica na Física? – A sua tese de doutorado que futuramente virará livro.

Recent Posts

Psicóloga Josie Conti explica: o que quase ninguém fala sobre começar psicoterapia

Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…

2 dias ago

Psicóloga Josie Conti explica por que algumas dores emocionais não melhoram só com força de vontade

Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…

2 dias ago

Psicólogo online fim de semana: quando buscar apoio psicológico fora do horário tradicional

psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…

3 dias ago

Plantão psicológico online aos domingos: quando o sofrimento emocional não espera o horário comercial

Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…

3 dias ago

Ajuda psicológica imediata: quando a dor emocional não pode esperar

Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…

3 dias ago

Atendimento psicológico imediato: como funciona e quando buscar ajuda emocional urgente

O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…

3 dias ago