curiosidades

Mulher indígena ganha prêmio ambiental em defesa da floresta amazônica equatoriana. Uma líder nata!

Talvez um dos maiores problemas do mundo hoje seja a pouca visibilidade e reconhecimento às culturas indígenas. Com o avanço da sociedade moderna estamos perdendo as raízes e a preocupação com as culturas que foram a base da civilização humana, assim como perdemos o contato com a natureza.

Nemonte Nenquimo é uma mulher de 33 anos que acaba de ganhar o equivalente a um Prêmio Nobel por cuidar e proteger a floresta amazônica, ela é Waorani, parte de uma tribo indígena no leste do Equador, e desde pequena se destaca por sua nobre batalha a favor do meio ambiente, afinal sem ele, muitos indígenas não teriam direitos reconhecidos no Equador.

O prêmio ambiental Goldman 2020 é apenas a continuação de uma carreira de auto sacrifício em reconhecimento à sua tribo. Este é o maior reconhecimento que poderia ser dado aos defensores da natureza no mundo.

Nemonte com sua filha – Amazon Frontlines

Nemonte ou “Nemo” como é conhecida, tem se destacado enormemente entre seu povo e se tornado muito respeitada, após em 2019 vencer uma ação judicial contra o Estado do Equador evitando a exploração de poços de petróleo no setor amazônico.

Graças a isso, foi estabelecido o precedente para o reconhecimento dos direitos indígenas, no qual foram estabelecidos, pela primeira vez, limites para a exploração de territórios vitais para a natureza e os povos.

Nemonte e sua tribo marchando – Amazon Frontlines

“Represento milhões de indígenas que lutam pela natureza. Se eles me reconhecem, estão reconhecendo a todos nós”, revela Nemonte Nenquimo para Mongabay Latam.

Nemonte iniciou seu ativismo muito jovem, quando a petroleira Texaco , hoje Chevron, começou a explorar a floresta amazônica em busca de matéria-prima. Centenas de milhares de hectares foram comprometidos, a tal ponto que os Waoranis não podem mais pescar por causa contaminação por óleo.

Nemonte com sua tribo – Amazon Frontlines

Diante dessa injustiça, Nemonte criou a Fundação Ceibo com o objetivo de garantir o acesso à água potável para as comunidades ribeirinhas, além da instalação de painéis solares para geração e uso de energia limpa.

Nemonte é considerada hoje uma das 100 mulheres mais influentes de 2020, segundo a revista Time, o que significa um grande avanço para o reconhecimento de seu povo e da Amazônia como o pulmão do planeta.

Nemonte Nenquimo – Amazon Frontlines

 

Com informações de UPSOCL

Ana Carolina Conti Cenciani

Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

Recent Posts

Ex de Anderson do Molejo, MC Maylon lamenta morte e fala sobre tattoo em homenagem ao cantor

"A tatuagem do rosto dele vai ficar eterna no meu braço", disse MC Maylon.

5 horas ago

Saiba os motivos pelos quais o INSS cortou a aposentadoria de Fernanda Montenegro

A renomada atriz e escritora brasileira Fernanda Montenegro, reconhecida internacionalmente por suas performances no cinema…

19 horas ago

A nova minissérie épica que está arrebatando a audiência e já é apontada como a melhor da década

Linda e envolvente da prímeira à última cena, esta minissérie tem sido descrita pelos críticos…

21 horas ago

Rei Charles 3º apresenta piora no quadro de saúde e seu funeral é atualizado

O monarca, que passa por tratamento contra um câncer de próstata aos 75 anos de…

1 dia ago

Advogada de 60 anos vence concurso Miss Universo Buenos Aires 2024

A advogada e jornalista Alejandra Rodríguez, de 60 anos, mostrou a muita gente que as…

1 dia ago

Whindersson Nunes doará telescópio para piauiense de 9 anos que descobriu asteroide

Whindersson Nunes demonstrou mais uma vez seu coração generoso ao promover uma emocionante iniciativa em…

2 dias ago