Elisângela Siqueira

Minha família não cabe no Whatsapp:

Observei que muitas famílias têm um grupo no Whatsapp. Eu mesmo já vi alguns conteúdos que chegam por mensagem nesses grupos das famílias. E confesso que achei interessante: chegam fotos de passeios, da comida que alguém fez e acertou a receita, de bebidas escandalosas em taças lindíssimas, mandam piadas, e fotos dos filhos que estão crescendo.

E se minha família tivesse um grupo no whatsapp, como todas as outras famílias?

Isso não acontece, acho que funcionamos um pouco diferente. Minha família tornou-se estranha nessa época digital. Nos reunimos todos aos domingos e não fotografamos nada, na maioria das vezes.

Tem primos que brigam entre si. Há fofocas na família e grandes discussões são bem habituais. Minha avó, de 85 anos, conta como foi a semana, vendendo e entregando seus produtos da “Avão” (Avon). Como sempre diz, faz mais de 40 anos que vende esses produtos.

Meus tios queixam-se da economia do país. O outro primo perdeu o emprego e tem filhos pequenos. Que confusão, minha família não tem um grupo no whatsapp, mas conversam pessoalmente. Às vezes, sinto-me estranha no meio dessa família tão real, pois nos acostumamos a mensagens e a beijos virtuais.

Na minha família, as pessoas se relacionam pessoalmente, brigam, choram e sorriem juntos. Tem desempregados, tem os que prosperam, tem os que viajam, tem os que não saem do lugar e, às vezes, é difícil suportar tanta realidade, quase não nos aguentamos.
Penso que aquele velho jargão “Família de comercial de margarina” deveria mudar para “Família de whatsapp”, onde tudo parece mais bonito.

A minha família é bem confusa, tem muita gente, tem brigas, tem abraços e tem cheiro de macarronada aos domingos, tem risadas ou lágrimas, dependendo dos acontecimentos na semana.

Acho que prefiro assim, encontros familiares que não cabem em sites de relacionamento, tampouco em whatsapps, mas que cabem em abraços e que têm beijos de verdade.

Imagem de capa: shutterstock/Jack Frog

Elisangela Siqueira

Psicóloga com especialização em Psiquiatria e Psicologia da Infância e da Adolescência e em Psicoterapia Psicanalítica Breve. Mais de 10 anos de experiência. Atendimentos presenciais e online.

Share
Published by
Elisangela Siqueira

Recent Posts

Ex de Anderson do Molejo, MC Maylon lamenta morte e fala sobre tattoo em homenagem ao cantor

"A tatuagem do rosto dele vai ficar eterna no meu braço", disse MC Maylon.

1 dia ago

Saiba os motivos pelos quais o INSS cortou a aposentadoria de Fernanda Montenegro

A renomada atriz e escritora brasileira Fernanda Montenegro, reconhecida internacionalmente por suas performances no cinema…

2 dias ago

A nova minissérie épica que está arrebatando a audiência e já é apontada como a melhor da década

Linda e envolvente da prímeira à última cena, esta minissérie tem sido descrita pelos críticos…

2 dias ago

Rei Charles 3º apresenta piora no quadro de saúde e seu funeral é atualizado

O monarca, que passa por tratamento contra um câncer de próstata aos 75 anos de…

2 dias ago

Advogada de 60 anos vence concurso Miss Universo Buenos Aires 2024

A advogada e jornalista Alejandra Rodríguez, de 60 anos, mostrou a muita gente que as…

2 dias ago

Whindersson Nunes doará telescópio para piauiense de 9 anos que descobriu asteroide

Whindersson Nunes demonstrou mais uma vez seu coração generoso ao promover uma emocionante iniciativa em…

2 dias ago