Após inúmeras denúncias de assédio físico e moral, Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa, pediu exoneração de seu cargo. Apesar de deixar o cargo, Guimarães, amparado pela Lei 12.813/2013, manterá seu salário por mais um semestre. Isso acontecerá, conforme publicado no R7, porque no artigo 6º da norma estipula o período de um semestre para o funcionário, que antes integrava o poder público, trabalhar na mesma área de atuação na iniciativa privada, justamente para evitar conflito de interesses.
Ou seja, com a indenização, Pedro Guimarães, que tinha salário fixo de R$ 56 mil, vai receber ao longo desse período previsto, um montante de R$ 336 mil.
Pedro Guimarães pediu exoneração do cargo após denúncias no Ministério Público de que teria, em inúmeras situações, agido de forma inapropriada. Nos casos, conforme apurado e divulgado pelo portal Metrópoles, as mulheres afirmaram que se sentiram assediadas pelo economista em várias ocasiões, sempre em eventos ou viagens de trabalho. Há denúncias de aproximação física e toques indesejados. As investidas teriam ocorrido especialmente em eventos do Caixa Mais Brasil, programa criado pelo executivo para dar visibilidade à Caixa em todo o país.
Fontes ouvidas pelo R7 no MPF confirmaram a investigação e afirmaram que as diligências estão sendo feitas sob sigilo na Procuradoria da República no Distrito Federal, já que o economista não tem foro privilegiado. A presidente do TCU, Ana Arraes, já confirmou a investigação da entidade sobre os mecanismos da Caixa para combater esse tipo de assédio.
Com informações de R7
Imagem de capa: ADRIANO MACHADO/REUTERS – 22.11.2018
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…
Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…
psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…
Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…
Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…
O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…