Redação CONTI outra

Mergulhador flagra polvo bebê morando em copo plástico

Muito se fala hoje sobre como o nosso lixo impacta os ecossistemas, e ainda assim o assunto não deixa de ser necessário e urgente. Estima-se que existam resíduos na ordem dos trilhões, totalizando mais de 260.000 toneladas de resíduos de plástico que vagam nos oceanos. Os diferentes tipos de plástico e tintas não só poluem as próprias águas, como também são perigosos para a vida marinha.

Um vídeo que recentemente viralizou nas redes sociais serve como alerta e como o mais perfeito exemplo do dano causado pelo nosso lixo nos oceano. Na gravação, os mergulhadores de Lembeh, na Indonésia, tentam convencer um polvo venoso bebê a mudar de “casa” – de um copo de plástico transparente, para duas conchas do mar.

Pall Sigurdsson e outros mergulhadores esbarraram por acaso com um polvo bebê morando em um copo de plástico. E em uma entrevista ao site Bored Panda, o engenheiro e entusiasta de mergulho da Islândia afirmou que gosta de filmar os animais que encontra durante suas aventuras subaquáticas.

Quando perguntado sobre seu encontro com o polvo bebê, ele explicou: “Esse era nosso terceiro mergulho naquele dia, e todos estávamos começando a ficar um pouco cansados. Meu companheiro de mergulho me fez um sinal indicando que ele havia encontrado um polvo dentro de um copo plástico e me pediu ajuda.

“Não é a primeira vez que vejo polvos fazendo casas com lixo. Eles são animais inteligentes e usam seu ambiente em proveito próprio, e o lixo é uma parte permanente de seu ambiente agora”, continuou Sigurdsson. “No entanto, o polvo com seus tentáculos macios não sabia que este copo praticamente não oferece proteção e, em um ambiente competitivo como o oceano, esse copo era uma sentença de morte garantida.”

Sigurdsson e os outros mergulhadores ficaram tão comovidos com a situação do pequeno polvo que não mediram esforços para ajudá-lo, mesmo que isso significasse usar todo o tempo de mergulho que tinham e todo o oxigênio disponível. No final, seus esforços foram recompensados quando eles finalmente conseguiram convencer o novo amigo a mudar de “imóvel”.

Os polvos venosos nascem com o instinto de se protegerem e procuram (por norma) conchas para fazerem delas uma casa móvel. No entanto, na ausência de materiais naturais, eles também buscam o que encontraram no fundo do oceano, como copos ou recipientes vazios de plástico.

Isso não apenas significa que o polvo se torna vulnerável aos predadores, por causa do plástico transparente, como também significa que os predadores comem o polvo junto com o plástico.

Foi perguntado a Sigurdsson se o lixo é uma ocorrência comum em sua experiência de mergulho e ele responde: “Há dias bons e dias ruins, dependendo das correntes oceânicas.

Alguns dias, você vê tanto lixo que é quase impossível filmar criaturas marinhas sem incluir também o lixo.”

“Tento o máximo possível fazer as pessoas verem o oceano quando ele está ‘melhor’. Certa vez, vi uma família de peixes anêmona vivendo ao lado de uma bateria corroída. Isso foi de partir o coração” – suspira Sigurdsson

O plástico é o principal poluente nos oceanos e todos têm o dever de tornar os oceanos um lugar melhor. Sigurdsson elaborou isso dizendo: “A maioria dos lixo afunda (incluindo plástico). E a maioria das pessoas fala apenas das partes que consegue ver, ou seja, as partes que flutuam, mas essa é apenas uma parte do problema. ”

Vejam o vídeo:

Redação CONTI outra. Com informações de catiororeflexivo

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

9 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

9 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

9 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

10 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

16 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

16 horas ago