Melhor levar a vida cantando do que xingando

A vida sempre apresenta impasses. Direita ou esquerda, confiar ou desconfiar, esperar ou mandar passear…

Muita, mas muita coisa nos irrita. Esperar por decisões alheias é uma delas. Aceitar decisões alheias, das quais não concordamos, outra. Conviver com decisões alheias que nos afetam diretamente, nossa!

Mas o novelo precisa ser desenrolado. A vida segue, e como sempre, com pressa. Nessa hora, a escolha é nossa: De que forma resolver a vida? Eu, particularmente, vejo mais vantagem em resolver a vida cantando do que xingando.

O jogo sempre será de “ganha e perde”, e a gente precisa ser flexível. Tentar resolver tudo no grito, não dá. Na manha, não funciona. No choro, menos ainda. O que já deu certo uma vez ou outra, não dará certo para sempre, isso é fato.

Como faz, então? A expectativa era uma, a realidade veio e bagunçou tudo. A vida acontece em dominó e a gente não resolve nada sozinho. Não adiantar chegar de voadora na porta. É hora de chamar a inteligência e bolar uma boa estratégia para resolver a vida.

Separar o que é possível resolver; conformar-se com o que ainda não dá nem para mexer; Apressar-se no que já é projeto para realizar. E fazer tudo isso, na boa disposição, contornando sempre as dificuldades, pedindo ajuda, se preciso, mudando a rota, quando necessário.

Para lidar com gênios difíceis, muita educação e firmeza. Se, na hora de um embate, a gente cisma de evocar o nosso pavio curto também, a explosão é certa, e o resultado, todo mundo com a cara queimada.

Se o que atravanca é falta de atitude, é sempre bom dar uma revisada no traçado. Se estivermos parados por muito tempo no mesmo lugar, a vida não está funcionando. Melhor dar a partida de novo, e seguir, ainda que em outra direção e deixando coisas para trás.

É para frente que se anda, sempre. E o tempo não perdoa, empurra. Melhor então, sempre, levar a vida cantando, do que xingando.

Imagem de capa: Africa Studio/shutterstock

Emilia Freire

Administradora, dona de casa e da própria vida, gateira, escreve com muito prazer e pretende somente se (des)cobrir com palavras. As ditas, as escritas, as cantadas e até as caladas.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

9 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

9 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

9 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

10 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

16 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

16 horas ago