pais e filhos

Mães trabalham cerca de 98 horas por semana, segundo estudo

Se és mãe, certamente que este estudo encomendado pela Welch’s não te surpreende. Contudo, para quem não é, pode ficar a perceber melhor o porquê de algumas mulheres se sentirem constantemente tão cansadas.

Após analisarem 2000 mulheres americanas com filhos entre os 5 e 12 anos de idade, os pesquisadores puderam concluir que, com o tempo que ocupam no seu emprego e com as tarefas domésticas, estas acabam por trabalhar cerca de 98 horas por semana, começando geralmente os seus dias às 06h23 e nunca terminando antes das 20h30.

Este estudo vem de encontro a uma outra pesquisa que confirmou que as mães sofrem de mais privação de sono do que as mulheres que não têm filhos.

“Quarenta e oito por cento das mulheres com filhos relataram pelo menos sete horas de sono, em comparação com 62 por cento das mulheres sem filhos“, disse Kelly Sullivan, professora assistente de epidemiologia na Faculdade de Saúde Pública Jiann-Ping Hsu na Georgia Southern University ao CBS News.

Este resultado deve-se ao fato das mulheres ficarem na maioria das vezes sobrecarregadas com as diversas tarefas domésticas, desde cozinhar, arrumar a casa, tratar da roupa, levar o lixo, além de assumirem a “carga mental” de administrar as suas famílias, como saber quando é preciso ir às compras, inscrever as crianças no acampamento de Verão, pagar as despesas, etc.… tudo questões que acabam por aumentar o nível de stress e exaustão que muitas vezes não são reconhecidas pelos seus companheiros.

Felizmente, os homens já começam a ter cada vez mais um papel ativo nas tarefas domésticas, deixando de ser simples “ajudantes” para serem verdadeiros companheiros. Ainda assim, a maioria das mulheres ainda continuam sobrecarregadas com a quantidade de coisas que acabam por ter de fazer em casa, acabando por trabalhar o equivalente a mais de dois empregos em tempo inteiro.

“Os resultados da pesquisa destacam o quão exigente o papel da mãe pode ser e a quantidade ininterrupta de tarefas que ela consiste”, disse Casey Lewis, MS, RD e Health & Nutrition Lead da Welch, ao Yahoo! News.

Daí o papel dos avós ser tão importante, podendo ajudar a tomar conta das crianças, libertando assim algum “trabalho” e permitindo que as mães possam ter algum tempo livre para descansar e para elas próprias.

***

Fonte: Simplemost, via Sábias Palavras

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Psicóloga Josie Conti explica: o que quase ninguém fala sobre começar psicoterapia

Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…

2 dias ago

Psicóloga Josie Conti explica por que algumas dores emocionais não melhoram só com força de vontade

Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…

2 dias ago

Psicólogo online fim de semana: quando buscar apoio psicológico fora do horário tradicional

psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…

2 dias ago

Plantão psicológico online aos domingos: quando o sofrimento emocional não espera o horário comercial

Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…

2 dias ago

Ajuda psicológica imediata: quando a dor emocional não pode esperar

Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…

2 dias ago

Atendimento psicológico imediato: como funciona e quando buscar ajuda emocional urgente

O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…

2 dias ago