O motorista de aplicativo Edson Araújo, motivado por experiências pessoais e após ficar 6 meses desempregado, escolheu um nicho de trabalho que antes seria inusitado, mas que ele já pensava em atuar. Hoje 70% do seu tempo é destinado ao atendimento de fiéis do Candomblé e da Umbanda no Rio de janeiro. Por causa disso ganhou até o apelido “Macumber”.
“Assim que eu comecei a trabalhar em aplicativo, eu já senti o desejo de fechar este tipo de serviço. Porque eu mesmo já sofri formas de discriminação quando eu ia para algum lugar trajado com a roupa do Candomblé. Então pensei em criar um tipo de serviço onde as pessoas de religiões de matriz africana pudessem se sentir confortáveis e sem medo”, afirmou Edson.
Edson sabe que o ideal é que haja cada vez mais conscientização das pessoas. Ele conhece a intolerância religiosa, tão comum no Rio de Janeiro. Edson também sabe, entretanto, que oferecer um serviço especializado deixa as pessoas mais à vontade e seguras. Para alguns dos seus clientes, inclusive, ele até fecha pacotes de transporte para festas e rituais.
“Como eu mesmo já sofri discriminação, o intuito é minimizar esse dano. A gente faz o possível”, disse o motorista.
Edson explica que o serviço exige cuidados. Caso o contratante tenha que colocar uma oferenda, ele espera o fim do ritual, para ter certeza de que o cliente volte em segurança. Ele também diz tomar muito cuidado no trajeto porque as oferendas podem ser frágeis.
“Se tem que deixar algo na rua, eu vou e espero. Se tem que ir a uma cachoeira, eu vou e trago de volta”, explicou Edson.
“Eu tive a ideia do serviço e postei em grupos de Facebook. Aí, uma participante de um grupo gostou e compartilhou em um grupo privado. Ela entrou em contato comigo, disse que adorou e que ela e as amigas me apelidaram de ‘Macumber’. Eu adorei e perguntei se podia utilizar e ela deixou”, contou.
***
Com informações de G1
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…
Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…
psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…
Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…
Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…
O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…