Educação

Lifelong Learning: mais do que um conceito, um novo estilo de vida que você precisa conhecer

*Artigo de Celso Braga – sócio-diretor do Grupo Bridge

É preciso ter um certo prazer no “vir a ser”, pois quem acha que “já é”, sofrerá muito mais no processo de mudança que estamos vivenciando.

Todo dia, acordamos para o novo, lidamos com o nosso novo modo de ser e de pensar a cada aprendizado. Só ao ser humano foi dado o dom de utilizar seu potencial criativo, transformador e pensador. Deveríamos ter o prazer em sempre vir a “ser” sem, de fato, nunca estarmos prontos. Porém, de muitas maneiras tentamos repetir e reafirmar um modo que demonstra aos outros o que já “somos”.

Lifelong Learning é o conceito que nos coloca a frente da maior necessidade de abandonar as certezas de quem somos para abraçar a beleza do potencial de “vir a ser”, aquele vai e vem, que embala o aprender. O saber é uma base que está sendo constantemente ampliada, é quando ao aprender sinto que ainda posso aprender mais. É um impulso de querer aprender para a vida e não apenas para uma utilidade imediata.

O Lifelong Learning, ou aprendizado ao longo da vida, é um processo que tem como perspectiva a inclusão da pessoa dentro de um universo de possibilidades, e o learner é uma pessoa flexível, capaz de ser incluído em diferentes posições por ter fácil adaptação.

Quanto mais conversamos sobre como podemos ser learner’s – pessoas que abraçam o modo Lifelong Learning – maior é a percepção de que por algum motivo abandonamos o prazer de aprender para ter prazer em provar o que somos agora. Neste tempo, de rápidas transformações tecnológicas, culturais, sociais, relacionais e pessoais, nada é mais importante do que retomar nossa capacidade de aprender. Pois, o aprender é necessário, mas não se faz sozinho, envolve os outros, aprendemos no ato de conversar e de estimular nossa busca por tudo que possa ser novo.

A sociedade futura pode e será muito melhor, cabe a nós sermos melhores à medida que nosso “ser” tenha maior importância que o nosso “ter”, por isso, as pessoas ao adotarem o Lifelong Learning como modo de vida devem ser mais felizes e se sentirem menos pressionadas a mostrarem o que são. Estarão prontas para tudo o que ainda está por vir, pois, se sentirão preparadas para o novo. Lifelong Learning é Inovação, uma inspiração para toda uma vida.

O conceito, se faz tão presente nos dias atuais que tem se tornado referência não só no âmbito pessoal, quanto social e corporativo. O que motivou o IBEX 2018 a trazer a temática: Lifelong Learning: ‘O Futuro do Aprendizado e Crescimento para a Vida’. O fórum de inovação em desenvolvimento humano que está em sua segunda edição, realizado pelo Grupo Bridge, trará, entre outras atrações, novas perspectivas sobre o Lifelong Learning e como cada um pode trazer para si o seu desenvolvimento, não só através de conhecimento, mas também para as relações e emoções, transformando o lugar onde trabalha e onde vive.

***

Sobre o autor:

Celso Braga, sócio-diretor do Grupo Bridge, é Psicológico e Mestre em Educação, pós-graduado em Psicodrama Sócio Educacional pela ABPS. É qualificado como professor supervisor pela FEBRAP, fundador e diretor do Grupo Bridge. Possui 25 anos de experiência em desenvolvimento humano e projetos de conexões entre projetos educacionais e inovação. Palestrante internacional com atuação em conferências e universidades, é realizador do evento IBEX (Innovation Bridge Experience) e autor de livros como ‘A Jornada Ôntica – Uma perspectiva sustentável para o mundo através das organizações’,  2013; ‘Educação para excelência’, 2014;  ‘O Hólon da liderança – Um novo jeito para liderar’, 2015; ‘Inovação: diálogos sobre a prática’, 2016; ‘Inovação: diálogos sobre colaboração produtiva’, 2017.

Sobre o Grupo Bridge

Com 22 anos de atuação, o Grupo Bridge é uma empresa de soluções em desenvolvimento humano que atua fortemente na prestação de serviços de consultoria para empresas de diferentes segmentos utilizando metodologia autoral pautada por três principais autores: Jacob Levy Moreno, Paulo Freire e Humberto Maturana. Fruto de uma parceria entre Celso Braga e Sérgio Cruz, ambos psicólogos e especialistas no comportamento humano, o Grupo Bridge apresenta como principal atuação o desenvolvimento de lideranças, das relações entre as pessoas e da cultura das organizações. Em 2018 a empresa reposicionou o seu negócio através de quatro submarcas: Bridge (consultoria para empresas, que existe desde 1995), X.Five (desenvolvimento de pessoas), Bridge 36,5°(responsabilidade social), e IBEX- Innovation Bridge Experience (experiências, eventos e publicações de inovação).

A organização conta com mais de 30 colaboradores e atende empresas como Bradesco, Bosch, Bayer, Cielo, Epson do Brasil, Raízen, Arcor, Hospital Beneficência Portuguesa, entre outras.

***

Ps: Leitores da CONTI outra possuem 50% de desconto nas inscrições utilizando o código “contioutra” (sem aspas) na hora do pagamento.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Orangotango é visto usando planta medicinal para curar ferida em seu rosto

Pesquisadores flagraram um orangotango da ilha de Sumatra, na Indonésia, utilizando uma pasta à base…

2 horas ago

A primeira coisa que você vê nesta imagem pode revalar se você é uma pessoa mais reservada ou extrovertida

Qual é a primeira coisa que você vê primeiro ao olhar para esta imagem? A…

3 horas ago

Novidade na Netflix: Glen Close e Mila Kunis arrancam lágrimas e aplausos em filme arrebatador

É impossível não se emocionar com a história profundamente humana e as atuações fenomenais que…

2 dias ago

Viúvo de Walewska quer que pais da jogadora paguem aluguel para morar em apartamento deixado pela filha

"Ele mandou uma notificação sem autorização judicial informando que os pais dela ou pagarão a…

2 dias ago

Desaparecimento de Madeleine McCann completa 17 anos e pais fazem declaração: ‘Vivendo no limbo’

Dezessete anos se passaram desde que Madeleine McCann desapareceu do quarto de um resort na…

2 dias ago

Pai é acusado pela morte do filho após obrigá-lo a correr em esteira em alta velocidade

O pai alegou que obrigava seu filho de 6 anos a correr em uma esteira…

3 dias ago