Foto: Reprodução/Redes Sociais
Após anos de silêncio, Julia Tolezano, mais conhecida como Jout Jout, deu sua primeira entrevista desde que se afastou das redes sociais. Durante o episódio de estreia do podcast De Saída: A Vida Fora da Internet apresentado por Chico Felitti e Beatriz Trevisan, a jornalista e escritora falou sobre sua decisão de abandonar a internet e revelou detalhes de sua rotina em uma cidade com apenas mil habitantes.
Segundo o Hugo Gloss, apesar da saudade de criar conteúdo, Julia garante que não pretende voltar ao mundo digital. “Sinto [saudade] de várias coisas. Era muito bom. Eu me diverti muito, foi muito divertido ser youtuber do jeito que eu fui, pelo menos. Eu vim pra Terra pra conversar, essa é a minha missão”, declarou.
Hoje, a ex-youtuber vive de forma simples, em uma casa sem televisão, internet ou até mesmo WhatsApp no celular. A mudança radical faz parte de sua busca por uma vida mais anônima. “Eu queria partir de um lugar igual. Um lugar de ‘eu não te conheço, você não me conhece’, e a gente traz coisas sem esperar quase nada uma da outra”, refletiu.
Julia contou que a vida longe da cidade é marcada por tarefas manuais e contato direto com a natureza. Em uma das casas que construiu, localizada em um terreno isolado, ela viveu com o filho em uma estrutura básica, feita de palha e pedra, sem banheiro ou água encanada.
“O que eu tenho gostado mais é de ser dona de casa. Exige coragem, mas é bom demais. No final das contas, cuidar da sua casa, cuidar de você, da sua família e perceber a sua família cuidando de você”, afirmou, emocionada.
Sem a pressa da vida urbana, até atividades comuns se transformaram em exercícios. “Ir tomar banho de rio é um exercício, lavar roupa é um exercício. Tudo é uma delícia e também não é. Você lava a roupa na mão, depois sobe a pedra com o cesto pesado de um lado e o neném do outro. É tudo isso junto.”
A escritora também revelou que, desde o afastamento, aprendeu a viver com menos. “Eu parei de trabalhar. Estou totalmente dedicada ao lar e percebendo que eu nunca soube me dedicar a isso. Tipo, lavar roupa, fazer comida, lavar toda a louça, varrer, passar pano. [Estou] aprendendo a viver, né? Me manter limpa, alimentada, viva.”
Embora tenha abraçado a simplicidade, Julia confessou que, no início, o isolamento teve um impacto emocional. “Meu corpo ficou incrível, saudável, forte, disposto, zero bala. Porém, minha alma… Eu não tinha com quem falar. Eu fiquei meio isolada um tempo, com a alma murchando. E a minha ideia é juntar os dois.”
A maternidade também trouxe transformações profundas. “Eu até me emociono, porque é inexplicável. Sabe quando falam assim: ‘Você vai se tornar mãe e tudo vai mudar’. E você fala: ‘Ah tá bom’. Vai mesmo. Você não imagina como vai ser, é outra parada”, contou.
Julia, no entanto, deixou claro que prefere manter sua experiência com a maternidade fora do espaço público. “Meu Deus, não tem como falar desse assunto, é muito particular.”
Mesmo longe da internet, Julia continua recebendo o carinho de fãs, que frequentemente expressam saudades de sua presença online. “Eu vejo isso com bons olhos, não como uma cobrança. Vejo como uma porta aberta. É uma parada que envolve um abraço longo”, relatou.
Apesar do afeto, ela prefere focar em sua vida atual. “Quando a gente sai da internet, dessa coisa de controlar tudo o tempo todo, a gente deixa a vida controlar. É um aprendizado constante.”
Julia Tolezano encerrou a entrevista reafirmando que está em paz com suas escolhas. Entre banhos de rio e tarefas do dia a dia, a antiga Jout Jout encontrou uma nova maneira de viver – sem likes, mas repleta de significado.
Confira o episódio completo do De Saída: A vida fora da internet aqui:
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…
Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…
psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…
Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…
Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…
O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…