Ana Carolina Faria Bortolo

Hey, deixa eu te contar: nem toda brasileira sabe sambar.

A sociedade cria leis e rótulos, nem sempre nessa ordem. Decidiu-se que as mulheres brasileiras são, por natureza e herança: sambistas, lindas e vagabundas. Quem criou essa ideia? A mídia, claro, que compartilhou décadas do nosso samba na avenida com tapa sex0 e nosso carnaval de Salvador pura pegação. Mas, deixa eu te contar: nem toda brasileira sabe sambar.

Em pleno 2019, quase com o pé em 2020, temos milhares de brasileiras pelo mundo afora, desbravando novas línguas, culturas e continentes. Estão estudando, trabalhando, recebendo prêmios e nos representando por aí. E temos outras milhares pelo Brasil adentro, empreendendo e impulsionando nosso país da forma como podem. Tem seus negócios, tem suas lutas, tem sua tela de celular que microfona sua voz pro mundo. Não são blogueiras famosas, mas são empoderadas que sabem seu propósito e estão emanando ajuda pro mundo. Vai lá no insta se inspirar com @nuncafizumcanvas @movinggirls e @marianacamar Ah, deixa eu te contar: nem todas elas sabem sambar.

Tem também a dona de casa, nossa rainha-mãe. Cuida da casa, cria os filhos, ajuda o marido, cozinha, lava, passa, limpa e dá cambalhota. No fim do dia, faz uma oração e agradece com gratidão pela vida que, apesar das dificuldades, é simples e cheia de instantes de felicidade. E aí eu consigo te afirmar: provavelmente ela, além de se virar nos 30, também sabe sambar.

Samba no pé, samba na vida, samba bem ligeiro saindo pela porta quando o chefe machista resolve partir pra humilhação. Samba pra chegar no horário, pra ir pra academia todos os dias, pra conseguir a terminar a pós-graduação e finalmente começar o curso de francês. Samba pra deixar a comida feita, a casa arrumada e não perder o trem. Samba porque tem que sambar, meu bem.

Se você parar pra pensar, na verdade me precipitei. Toda brasileira sabe, sim, sambar. Mas não é essa promiscuidade que se mostra no carnaval. É samba na veia que corre pra mexer os pés. É samba que pulsa conforme as batidas do coração pra fazer toda a correria acontecer. É samba com carinho, com jeitinho, com amor. Toda brasileira samba na vida com sorriso no rosto, gingado no corpo e batuque no peito esquerdo. Porque samba é amor, e amor a gente tem de monte!

***

Photo by Nicole Berro from Pexels

Ana Carolina Faria Bortolo

Turismóloga e Administradora de Novos Negócios por formação. Escritora, pintora e dançarina por vocação. Planejadora de eventos, bartender, agente de viagens e vendedora por profissão. Garçonete de navio por opção. Vi o mundo e voltei, e de todos os rótulos que carrego na bagagem, só um me define bem: sou uma ótima contadora de histórias.

Share
Published by
Ana Carolina Faria Bortolo

Recent Posts

Mãe de Isabella responde a Alexandre Nardoni e exibe rostos dos filhos pela primeira vez

Ana Carolina Oliveira, atualmente casada e mãe de duas crianças, usou as redes para comentar…

1 hora ago

Mulher apontada como verdadeira Martha de ‘Bebê Rena’ critica a série e o criador: “Bullying por fama e dinheiro”

A mulher diz que não gostou da caracterização da personagem Martha na série: “Ela meio…

2 horas ago

Ex de Anderson do Molejo, MC Maylon lamenta morte e fala sobre tattoo em homenagem ao cantor

"A tatuagem do rosto dele vai ficar eterna no meu braço", disse MC Maylon.

2 dias ago

Saiba os motivos pelos quais o INSS cortou a aposentadoria de Fernanda Montenegro

A renomada atriz e escritora brasileira Fernanda Montenegro, reconhecida internacionalmente por suas performances no cinema…

3 dias ago

A nova minissérie épica que está arrebatando a audiência e já é apontada como a melhor da década

Linda e envolvente da prímeira à última cena, esta minissérie tem sido descrita pelos críticos…

3 dias ago

Rei Charles 3º apresenta piora no quadro de saúde e seu funeral é atualizado

O monarca, que passa por tratamento contra um câncer de próstata aos 75 anos de…

3 dias ago