O aguardado filme Barbie, que chegou aos cinemas na última quinta-feira (20), tem irritado cristãos e parlamentares conservadores, tanto no Brasil como nos EUA.
O Movieguide, guia norte-americano de filmes e séries para famílias cristãs, recomendou que os pais não levem seus filhos para ver o filme dirigiso por Greta Gerwig. Segundo o site, o longa-metragem promove “histórias de personagens lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros”.
Um dos analistas do site opinou que a Mattel, empresa que comercializa a boneca e produziu o filme, “cometeu um erro grave” ao “atender a uma pequena porcentagem da população”.
No Brasil, a deputada estadual Alê Portela (PL-MG), apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro, compartilhou nas redes sociais uma campanha contra o filme. Em um post no Instagram, a parlamentar defendeiu que o longa-metragem representa uma “distorção” de valores éticos e morais.
“O novo filme da Barbie é o assunto do momento! Afinal, trata-se de uma boneca icônica que marcou a infância de várias gerações de meninas. Podemos pensar que um filme baseado nessa personagem seria voltado para o público infantil e familiar, destacando a feminilidade. No entanto, essa suposição está errada”, escreveu a deputada na legenda da publicação.
Políticos republicanos e figuras de direita dos EUA apontam que Hollywood está o usando o filme para manipular o público norte-americano a consumir “propaganda chinesa”, através de mensagens subliminares sobre disputas marítimas internacionais.
De acordo com a jornalista Katrina Vanden Heuverl, do The Guardian, os senadores Marsha Blackburn e Ted Cruz alegam que um mapa do filme da Barbie exibe a “linha de nove traços” que os chineses usam para afirmar o controle sobre o Mar da China Meridional. A Warner Bros, por sua vez, explicou que o mapa “retrata a jornada fictícia da boneca, viajando da Barbie Land até o ‘mundo real’”.
A trama do filme se passa na Barbie Land, o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca convivem em perfeita harmonia. No entanto, uma delas descobre que talvez sua vida não seja tão perfeita assim. A Barbie interpretada por Margot Robbie acaba indo para o mundo real e descobrindo algumas verdades sobre sua realidade.
***
Redação Conti Outra, com informações do Diário do Centro do Mundo.
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…
Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…
psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…
Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…
Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…
O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…