Você não vai morrer de amor. Já sabe disso, não é? Sabe que embora os dias pareçam intermináveis e a saudade pareça rasgar a alma tudo irá passar e você voltará a sorrir.

Claro que você sabe. Mas, teimoso que só, insiste em acreditar que as dores só irão cessar quando você voltar para aquele relacionamento frio, abusivo e desgastante. Afinal “é melhor estar acompanhado e sofrendo do que sozinho e feliz”.

Precisamos evoluir. Conquistamos tantas coisas, enfrentamos no peito os preconceitos da sociedade e trabalhamos igual a uns condenados para conseguir nosso espaço e, mesmo assim, ainda não aprendemos a amar. Acreditamos que o amor é uma fórmula mágica que acontece apenas uma vez na vida e que, sem ele, morreremos infelizes e solitários.

Para começo de conversa precisamos desconcretizar essa ideia de “amor” que colocaram como verdade absoluta. Amor não é esse turbilhão de sentimentos que faz as pessoas perderem a razão, o autocontrole e o amor próprio. O nome disso é paixão. E paixão passa.
As teorias de que “lutar por amor é bonito” e “no amor e na guerra vale tudo” são bonitas na literatura e impossíveis na vida real. Não dá para forçar o outro a ficar e a nos amar. Isso deve acontecer de forma natural e recíproca.

Amor é respeito. Amor é sentir frio na barriga no primeiro encontro, mas ser capaz de manter esse sentimento na rotina. Amor é escolher dividir a vida, a cama, os projetos e aguentar as adversidades como acontecimentos naturais da vida. Isso é amor!

Precisamos despertar, descobrir os propósitos que nos movem e encontrar um caminho para evoluir. A evolução, a qual me refiro aqui, é emocional. Não me refiro a sua ascensão profissional ou aos seus objetivos de vida. Refiro-me a evolução sentimental, ao desenvolvimento da inteligência emocional e a aplicação do amor próprio. E, acredite, tudo isso começa a partir das nossas escolhas.

Tudo o que acreditamos e aceitamos como verdade absoluta reflete em nosso comportamento e, consequentemente, atraímos para a nossa vida. (Isso explica porque algumas pessoas só se relacionam com pessoas abusivas, violentas ou inféis).

Precisamos ter clareza do que nos é sagrado e do que queremos viver e não abrir mão disso em hipótese alguma. Precisamos saber exatamente até onde vai nosso limite e nunca engolir nosso respeito e nosso amor próprio em troca de aceitação.

Photo by Dương Nhân from Pexels

Pamela Camocardi

A literatura vista por vários ângulos e apresentada de forma bem diferente.

Recent Posts

AGORA! Zezé DiCamargo se recusa a se retratar, e filhas de Silvio Santos entram com processo contra o cantor

Você não vai acreditar no montante que o cantor pode perder na Justiça 😱

2 dias ago

SBT acaba de tomar decisão bombástica sobre o Especial de Natal de Zezé Di Camargo

Especial de Natal de Zezé Di Camargo vira dor de cabeça e SBT toma decisão…

2 dias ago

Após festa com Lula no SBT, Zezé Di Camargo perde a paciência e toma atitude extrema com a emissora

Zezé Di Camargo reage a Lula no SBT e faz pedido polêmico envolvendo seu especial…

2 dias ago

Brasil tem regiões com chance de microexplosões e tornados neste fim de semana; veja em quais estados

⚠️ Rajadas intensas, granizo e chance de tornado: previsão liga sinal de atenção para várias…

5 dias ago

Usado por milhares: Anvisa manda recolher tônico ‘fajuto’ e veta 30 produtos vendidos online

Anvisa derruba tônico capilar famoso e proíbe 30 produtos vendidos livremente online ⛔

5 dias ago

George Clooney estrela filme perigosamente atraente da Netflix que vai dar fôlego às suas noites a dois

Um convite à noite a dois: filme da Netflix com George Clooney no clima certo…

5 dias ago