Redação CONTI outra

Em hospital público, cartinhas anônimas ajudam na recuperação dos pacientes

Quem frequenta ou trabalha em um hospital público, sabe que o ritmo frenético de atendimentos nestas unidades às vezes impossibilita que os médicos dêem uma atenção especial aos pacientes. Mas duas irmãs, estudantes de Medicina, e uma professora delas decidiram mudar esse quadro usando uma técnica tão simples quanto eficaz, escrever cartas.

As irmãs Isadora e Victoria idealizaram um projeto inspirado pela filosofia conhecida como “slow medicine“, medicina sem pressa. “O tempo com o paciente era muito curto, muito rápido. Era exames atrás de exames. Não tinha aquele tempo para ouvir o que o paciente sentia, o que estava acontecendo na vida dele”, conta Isadora.

E o projeto “Ajude com cartas” só foi posto em prática devido a um encontro especial. Uma professora delas, que também é médica no hospital ligado à universidade onde elas estudam em Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro, conhecia o conceito de “slow medicine”.

Juntas, as três criaram uma liga acadêmica para desenvolver projetos como o “Ajude Com Cartas”, que tem como mote escrever cartinhas para os pacientes. O destinatário e remetente não se conhecem. O carinho é anônimo, mas as palavras podem servir de motivação às pessoas que às vezes necessitam de maior atenção e cuidado.

Hoje, 25 pessoas integram a equipe. A divulgação do projeto na internet criou uma rede cada vez maior de colaboradores que escrevem do Brasil todo e até de outros países.

Quem imaginaria que uma ideia tão simples poderia ser tão eficiente na recuperação de pacientes? E a prática não precisa ser aplicada somente na relação médico-paciente. Que tal escrever agora mesmo uma cartinha a um amigo que precisa de um afago para incentivá-lo a enfrentar os obstáculos da vida?

***

ENVIE SUAS CARTAS PARA!

“O projeto ajude com cartas você escreve uma carta para algum “amigo” ou “amiga”. ?Uma carta de motivação. Uma carta que você gostaria de receber se estivesse sozinho no hospital, se estivesse sofrendo…. para alguém que foi diagnosticado com alguma doença. Uma cartinha que você acha que fará a diferença. ❤️Quando a gente achar algum paciente que precisa receber, nós iremos entregar e fará alguém feliz! Vamos espalhar amor? Mande uma cartinha pra gente! Juntos somos mais fortes! ?❤️? (reprodução explicação divulgada junto ao endereço na web)

ENDEREÇO NA FOTO”

Redação CONTI outra. Com informações de G1

iMAGEM DE CAPA: reprodução G1

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Ingrediente vetado! Suplemento famoso com planta “da moda” é proibido pela Anvisa e causa alerta geral

Planta “da moda” derruba suplemento do mercado: Anvisa veta ingrediente e dispara aviso urgente ❌

2 dias ago

Quanto custa agora? Nova regra derruba preço da CNH e Brasil sai da lista das habilitações mais caras do mundo

CNH fica muito mais barata após nova regra do Contran — veja quanto você vai…

2 dias ago

Lotes de sabão Ypê são recolhidos pela Anvisa após contaminação grave — veja se você tem em casa

Atenção! Anvisa identifica bactéria no sabão Ypê e manda recolher lotes vendidos em todo o…

2 dias ago

O nome grego de 4 letras para meninas que deve liderar as escolhas dos pais em 2026

Nos últimos anos, grupo de pais nenhum quer que a filha tenha “o mesmo nome…

2 dias ago

A placa DIP está espalhada pelas estradas e muita gente não sabe o que ela quer dizer — entenda agora

Saiba por que esse sinal aparece de repente e o que ele realmente avisa 🚗

3 dias ago

Anvisa barra venda de vinagre de maçã popular e revela problema que muita gente não percebeu no rótulo

Vinagre de maçã famoso é proibido pela Anvisa e pode estar na sua casa agora…

3 dias ago