Ivonete Rosa

Ela queria um marido para esfregar na cara da família

Eu conheci uma mulher incrível há 20 anos, ela era muito culta, bem-sucedida e bonita, porém, disse em alto e bom tom num evento que se sentia “um cachorro sem dono” por não ter um marido. A mulher que conduzia o grupo começou a fazer perguntas sobre o motivo daquele sentimento. Ela respondeu que aprendeu com a mãe, que apesar de analfabeta e bem idosa, exercia total influência nas escolhas dela.

Ali, ficou claro para mim que independência financeira e bom nível cultural não são, necessariamente, garantias de inteligência emocional e autoestima.

Aquela mulher, cheia de atributos, condicionava o seu valor ao fato de ter ou não um parceiro. Ela deixou claro que nada do que ela conquistara fazia sentido diante do fato de estar solteira depois dos 30. Ela mencionou que não visitava os pais no interior do Ceará há muito tempo, por sentir-se envergonhada de chegar lá sem um homem a tiracolo. Ela sentia-se bombardeada pelas cobranças da família sobre isso.

A reunião era um grupo terapêutico, a mulher desnudou a alma ali, e chorou bastante. Ao que parecia, ela já não sabia separar as expectativas dela das expectativas dos pais. Ela assumiu, perante o grupo, ser uma analfabeta emocional, apesar dos vários títulos acadêmicos que possuía. Ela sentia-se em dívida com os pais por não ter dado um genro a eles e, consequentemente, netos.

Aos prantos, ela confessou que sua vida estava norteada por uma grande ansiedade de encontrar um marido para “esfregar” na cara da família. Ela havia se agarrado à promessa de só voltar à terra natal comprometida, no mínimo, noiva.

Aquela mulher era uma presa fácil, alguém muito vulnerável para se envolver com qualquer traste só para provar que não era uma “cachorra sem dono”. Hoje, com o meu olhar psicológico, percebo isso claramente.

Eu sempre me lembro dela, apesar do tempo decorrido. Torço para que ela não tenha se arrebentado tentando responder às expectativas da família. Espero que essa não seja a realidade de nenhuma das minhas leitoras.

 

Ivonete Rosa

Sou uma mulher apaixonada por tudo o que seja relacionado ao universo da literatura, poesia e psicologia. Escrevo por qualquer motivo: amor, tristeza, entusiasmo, tédio etc. A escrita é minha porta voz mais fiel.

Recent Posts

Ingrediente vetado! Suplemento famoso com planta “da moda” é proibido pela Anvisa e causa alerta geral

Planta “da moda” derruba suplemento do mercado: Anvisa veta ingrediente e dispara aviso urgente ❌

11 horas ago

Quanto custa agora? Nova regra derruba preço da CNH e Brasil sai da lista das habilitações mais caras do mundo

CNH fica muito mais barata após nova regra do Contran — veja quanto você vai…

11 horas ago

Lotes de sabão Ypê são recolhidos pela Anvisa após contaminação grave — veja se você tem em casa

Atenção! Anvisa identifica bactéria no sabão Ypê e manda recolher lotes vendidos em todo o…

13 horas ago

O nome grego de 4 letras para meninas que deve liderar as escolhas dos pais em 2026

Nos últimos anos, grupo de pais nenhum quer que a filha tenha “o mesmo nome…

13 horas ago

A placa DIP está espalhada pelas estradas e muita gente não sabe o que ela quer dizer — entenda agora

Saiba por que esse sinal aparece de repente e o que ele realmente avisa 🚗

2 dias ago

Anvisa barra venda de vinagre de maçã popular e revela problema que muita gente não percebeu no rótulo

Vinagre de maçã famoso é proibido pela Anvisa e pode estar na sua casa agora…

2 dias ago