Vanelli Doratioto

É postando que a gente diz grandes verdades

Perde uma grande oportunidade o terapeuta ou psicólogo que não acompanha seus pacientes nas redes sociais. Elas são um forte indicativo da saúde mental de quem posta e para um profissional bem treinado, é possível saber qual mal acomete o paciente apenas com uma leve passeada por suas redes sociais.

Hoje muitas pessoas têm uma vida real e uma virtual. Mas quase nada é trabalhado em sessões terapêuticas sobre a vida virtual do paciente. É que existe o pensamento de que o que é postado é secreto, mas hoje em dia as postagens reafirmam, quase sempre, um posicionamento escancarado.

Muitos de vocês devem estar pensando que existem muitas mentiras nas redes sociais. Sim, existem sim, mas também é fácil para quem olha com atenção perceber onde estão essas mentiras ou melhor falsas afirmações. A mentira quase sempre encobre uma verdade não muito bem aceita por quem posta e essa é uma linha preciosa para a análise psicológica.

Não só profissionais podem entender melhor uma pessoa através das suas redes sociais, mas familiares e amigos também. Até mesmo o padrão de postagens dos famosos “stories” podem denotar ansiedade ou propensão para depressão. A forma como a pessoa olha a vida e o foco de suas postagens também denotam muitas vezes assuntos nem sempre bem resolvidos. Por exemplo, negações explícitas quase sempre rebatem afirmações subjetivas que a pessoa faz acerca de si mesma.

As redes sociais dizem mais sobre nós do que podemos imaginar. Deixá-las de lado ao analisar a psique de alguém é dispensar um precioso tesouro e muitas vezes torna mais demorada a ajuda terapêutica para quem comumente não verbaliza o que sente entre amigos e familiares ou em um divã.

***

Siga a autora Vanelli Doratioto em Alcova Moderna

 

Vanelli Doratioto

Vanelli Doratioto é especialista em Neurociências e Comportamento. Escritora paulista, amante de museus, livros e pinturas que se deixa encantar facilmente pelo que há de mais genuíno nas pessoas. Ela acredita que palavras são mágicas, que através delas pode trazer pessoas, conceitos e lugares para bem pertinho do coração.

Recent Posts

Psicóloga Josie Conti explica: por que você se sente culpado quando começa a se colocar em primeiro lugar

Se toda vez que você tenta se priorizar surge culpa, desconforto ou a sensação de…

16 minutos ago

Você sente um vazio estranho mesmo quando ‘está tudo bem’? Psicóloga explica o motivo e como pedir ajuda

Psicóloga faz alerta sobre o vazio que muitas mulheres sentem e não comentam

2 dias ago

Se seu parceiro diz essas 5 frases típicas, psicóloga alerta: o amor pode ter acabado

Psicóloga revela as 5 frases típicas ditas por quem não ama mais o parceiro

2 dias ago

Vai costuma ir ao salão de beleza? Atenção a esse perigo que quase ninguém comenta (e pode afetar seu fígado)

Milhares fazem isso no salão toda semana sem saber do risco MUITO grave envolvido

3 dias ago

Enterrar pets no jazigo da família? Nova lei em SP libera; veja quem pode e quando chega a outros estados

Agora é lei em SP: pets poderão ser enterrados no jazigo da família; entenda as…

3 dias ago