Do Concreto ao Simbólico: Resgatando o significado do Ovo da Páscoa

Por Marcela Alice Bianco

A partir do momento em que perdemos a dimensão simbólica de algo ou alguma coisa tudo se torna concreto e ao mesmo tempo superficial.

Assim também ocorre com os símbolos pertencentes as datas comemorativas como a Páscoa, por exemplo. Neste caso, o Ovo de Páscoa, símbolo de nascimento e vida, torna-se um mero produto comercial e mercadológico, dos quais muitos aderem e outros fazem discursos contrários a sua compra.

Mas, se formos resgatar nossas memórias infantis, o que representava para nós o Ovo da Páscoa, trazido pelo coelhinho numa data esperada?

No meu caso, lembro-me de esperar todos os anos pelo tal coelhinho que traria um Ovo bem grande e gostoso – no caso meu pai – é claro! Imaginava qual seria o sabor, se realmente seria o meu preferido como eu desejava ou seria algum outro novo que também poderia me surpreender. O momento em que acolhia o grande ovo de chocolate nas mãos e abria o lacinho para desembrulha-lo era mágico. Abrir as duas partes para me deparar com os ovinhos ou bombons então, nem se fale! Lembro-me do barulho da embalagem, do sabor e do cheiro e me deliciar e me divertir enquanto comia aquela dádiva.

Podíamos pensar que era somente um chocolate qualquer, mas o fato de ser num outro formato e recheado de todo o ritual que o envolvia fazia com que ele se transformasse no Ovo da Páscoa, símbolo que transcendia sua concretude e trazia um sentido totalmente vívido à experiência.

Através de uma vivência aparentemente concreta eu experimentava o simbolismo do Ovo da Páscoa através desse processo, mesmo sem ter a menor consciência.

Na medida em que vamos perdendo essa dimensão simbólica, a sensação que eu tenho é que tudo também vai perdendo sua graça, a essência e com isso, a própria vida.

Então, o convite que eu faço a vocês é que recuperem dentro de cada um, e dentro de cada família essa capacidade inata e infantil que temos em “animar” a vida, trazendo a ela uma alma, um significado.

Retomemos os rituais como símbolos que transcendem a concretude dos objetos e das coisas para que possamos renascer para uma nova experiência e para uma nova vida!!

Marcela Bianco

Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta Junguiana formada pela UFSCar. Especialista em Psicoterapia de Abordagem Junguiana associada à Técnicas de Trabalho Corporal pelo Sedes Sapientiae e em Gerontologia pelo HSPE. CRP: 06/77338

Recent Posts

Ingrediente vetado! Suplemento famoso com planta “da moda” é proibido pela Anvisa e causa alerta geral

Planta “da moda” derruba suplemento do mercado: Anvisa veta ingrediente e dispara aviso urgente ❌

1 dia ago

Quanto custa agora? Nova regra derruba preço da CNH e Brasil sai da lista das habilitações mais caras do mundo

CNH fica muito mais barata após nova regra do Contran — veja quanto você vai…

1 dia ago

Lotes de sabão Ypê são recolhidos pela Anvisa após contaminação grave — veja se você tem em casa

Atenção! Anvisa identifica bactéria no sabão Ypê e manda recolher lotes vendidos em todo o…

1 dia ago

O nome grego de 4 letras para meninas que deve liderar as escolhas dos pais em 2026

Nos últimos anos, grupo de pais nenhum quer que a filha tenha “o mesmo nome…

1 dia ago

A placa DIP está espalhada pelas estradas e muita gente não sabe o que ela quer dizer — entenda agora

Saiba por que esse sinal aparece de repente e o que ele realmente avisa 🚗

2 dias ago

Anvisa barra venda de vinagre de maçã popular e revela problema que muita gente não percebeu no rótulo

Vinagre de maçã famoso é proibido pela Anvisa e pode estar na sua casa agora…

2 dias ago