Vanelli Doratioto

Cuidado moça, tem muito errado sendo vendido como certo

Eu sei, parece que a gente está chovendo no molhado quando diz que o errado é errado, mas em alguns momentos, em certas circunstâncias, a gente pode se confundir.

Na história, o errado muitas vezes foi visto como certo. Inventaram em diversos momentos justificativas que pareciam explicar, de forma mais ou menos plausível, como era aceitável atentar contra o outro. As guerras são bons exemplos disso. De alguma forma, alguém disse que era permitido matar e aí matou-se em nome de um ideal. Em alguns contextos parece fácil aceitar o inaceitável, mas ele não deve ser aceito nunca. Não importa o que os outros digam, ou o lugar onde você esteja, ouça seu coração, acredite em sua intuição e não aceite o que contraria seus valores.

Pode ser que te contem coisas lindas sobre certa pessoa, que digam que ela é o máximo, que é admirável e tem superpoderes, mas se algo em você diz (ou vê) que não é bem assim, então, acredite, não é bem assim. Professores, mestres espirituais, figuras públicas, não importa de qual esfera estejamos falando, por mais confiável que determinada pessoa pareça, se por ventura ela invadiu o espaço pessoal do outro, seja com ofensas, com ameaças ou abusando física e psicologicamente de alguém ela optou pelo errado e deve assumir e pagar pelo que fez. Nessa hora as justificativas e desculpas que chegarem até você não vão desculpar ou justificar coisa alguma.

Proteja-se do que é errado, mas que em determinada circunstância é vendido como certo. Proteja o outro, se estiver ao seu alcance, de uma pessoa perversa, de uma doutrina duvidosa ou de uma realidade alterada.

Acredite o errado é errado para mim, para você, para o ator de novela, para o cantor famoso, para o religioso, para o Papa. Não importa onde você esteja. Em que templo você comungue, o errado sempre será errado.

Siga seus preceitos e não se deixe levar por ideias estranhas que dizem que você deve fazer o que não quer, que você deve desviar do caminho do bem. Tenha empatia pelo outro e muito amor-próprio por você para não se deixar levar pelos lobos em pele de cordeiro que, infelizmente, parecem ter se multiplicado nesses tempos.

***

Acompanhe a autora no Facebook pela sua comunidade Vanelli Doratioto – Alcova Moderna.

Atribuição da imagem: unsplash.com – CC0 Public Domain

Vanelli Doratioto

Vanelli Doratioto é especialista em Neurociências e Comportamento. Escritora paulista, amante de museus, livros e pinturas que se deixa encantar facilmente pelo que há de mais genuíno nas pessoas. Ela acredita que palavras são mágicas, que através delas pode trazer pessoas, conceitos e lugares para bem pertinho do coração.

Recent Posts

Psicóloga Josie Conti explica: o que quase ninguém fala sobre começar psicoterapia

Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…

17 horas ago

Psicóloga Josie Conti explica por que algumas dores emocionais não melhoram só com força de vontade

Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…

18 horas ago

Psicólogo online fim de semana: quando buscar apoio psicológico fora do horário tradicional

psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…

1 dia ago

Plantão psicológico online aos domingos: quando o sofrimento emocional não espera o horário comercial

Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…

1 dia ago

Ajuda psicológica imediata: quando a dor emocional não pode esperar

Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…

1 dia ago

Atendimento psicológico imediato: como funciona e quando buscar ajuda emocional urgente

O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…

2 dias ago