curiosidades

Cientistas descobrem planta que pode ser o futuro no tratamento do câncer de mama

Recentemente soube-se dos benefícios de uma planta chamada Arabidopsis thaliana, que é considerada a ‘Cinderela’ das plantas medicinais, pois originalmente quando esta espécie foi estudada, os cientistas pensavam que ela não tinha benefícios ou propriedades importantes para os ser humano.

No entanto, um grupo de pesquisadores da Brunel University em Londres, Reino Unido, liderado pela Dra. Amanda Harvey, em colaboração com a Professora Alessandra Devoto, da Universidade de Londres, e o Professor Nicholas Smirnoff, da Universidade de Exeter, obteve resultados muito promissores sobre essa planta, pois tratavam suas folhas com o hormônio vegetal jasmonato, obtido do jasmim, responsável por estimular a resposta das plantas ao estresse.

Posteriormente, eles incubaram as folhas tratadas com células de câncer de mama e, para surpresa dos pesquisadores, descobriram que as células cancerosas pararam de crescer e que as células normais não tiveram nenhum efeito.

Os pesquisadores mencionaram que esse achado é muito significativo, pois se o uso dessa planta for implementado para o tratamento do câncer de mama pode representar uma recuperação mais rápida e menos efeitos colaterais para as pacientes que se submetem a tratamentos químicos.

Além disso, os cientistas descobriram mecanismos moleculares associados a mudanças nas células do câncer de mama, com os quais podem desenvolver tratamentos inovadores no futuro.

A professora Alessandra Devoto ficou muito animada com a recente publicação de seu artigo na revista científica New Phytologist, uma vez que estuda essa planta desde 2006 e comentou em entrevista:

“Essa planta é como a ‘Cinderela’ do mundo das plantas medicinais, ninguém achou que fosse tão especial, mas ela mostrou suas verdadeiras cores através das nossas pesquisas. A descoberta tem implicações importantes no desenvolvimento de tratamentos para câncer e outras doenças.

O Dr. Harvey e o Professor Smirnoff também mencionaram que esperam continuar as pesquisas para identificar os produtos químicos derivados de plantas que interferem nas células cancerosas para alcançar novos avanços que podem beneficiar muito a sociedade, dando esperança de métodos mais inovadores e eficazes.

***
Redação Conti Outra, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.

Recent Posts

Psicóloga Josie Conti explica: o que quase ninguém fala sobre começar psicoterapia

Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…

1 dia ago

Psicóloga Josie Conti explica por que algumas dores emocionais não melhoram só com força de vontade

Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…

1 dia ago

Psicólogo online fim de semana: quando buscar apoio psicológico fora do horário tradicional

psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…

2 dias ago

Plantão psicológico online aos domingos: quando o sofrimento emocional não espera o horário comercial

Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…

2 dias ago

Ajuda psicológica imediata: quando a dor emocional não pode esperar

Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…

2 dias ago

Atendimento psicológico imediato: como funciona e quando buscar ajuda emocional urgente

O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…

2 dias ago