Marcel Camargo

Acredite: em todo final, existe um recomeço

Tudo tem um ciclo, é a lei da vida e da morte. Porém, se conseguirmos enxergar um novo início após cada término que pontuar nossa jornada, estaremos sempre prontos para recomeçar.

Venho aprendendo que tudo o que sai de nossas vidas abre espaço para que algo chegue. Costumamos não nos dar conta disso, ocupados que estamos em lamentar o que se foi, quem partiu, o que perdemos, porém, quanto mais o tempo passa, mais tenho a certeza de que sobreviver requer dar-se a oportunidade de recomeçar, após cada dor, cada tombo, cada término de ciclo, de relacionamento, de momentos.

Perdi meus pais e viver sem eles não é fácil. Tive que reaprender a caminhar sem tê-los na retaguarda, sem ter alguém em quem pudesse confiar e me abrir sem medo, pois os pais nos aceitam incondicionalmente. Com isso, fortaleci-me e aprendo a escolher com mais coerência as pessoas com quem posso compartilhar minhas verdades. O fim da vida de meus pais me forçou a viver faltando um pedaço, seguindo a cada novo dia, mesmo com a alma aos pedaços.

A gente acha que não vai sobreviver sem algumas pessoas, tamanha é a falta de ar que a ausência delas nos provoca, mas a gente sobrevive. O rompimento de uma amizade, de um amor, por mais que nos entristeça e seja desesperador, acaba nos colocando de frente com novos rumos que se abrem bem à nossa frente. Porque sempre existirão novas pessoas nos esperando para ofertar sentimentos verdadeiros; basta pararmos de olhar para trás e manter o olhar ali em frente.

O mesmo ocorre em relação a vários aspectos de nossas vidas, em que seguramos junto até mesmo o que nos faz mal, por medo do recomeçar. É o caso, por exemplo, de empregos que nos diminuem e não acrescentam nada, embora neles estacionemos, sem nem ao menos tentar enviar currículos, ou procurar por novos cursos, novas ideias, novas oportunidades. Porque a gente também se acomoda ao que é incômodo, convivendo com a dor do medo, que paralisa e cega.

Infelizmente, não conseguiremos manter conosco tudo o que quisermos, sejam pessoas, sejam coisas, sejam momentos, sejam sentimentos. Tudo tem um ciclo, é a lei da vida e da morte. Porém, se conseguirmos enxergar um novo início após cada término que pontuar nossa jornada, estaremos sempre prontos para recomeçar, para seguir em frente, para que não desistamos dessa nossa mania linda de ser feliz. Sempre e apesar de tudo.

Imagem de capa:Victor Tondee/shutterstock

Marcel Camargo

"Escrever é como compartilhar olhares, tão vital quanto respirar". É colunista da CONTI outra desde outubro de 2015.

Recent Posts

Ingrediente vetado! Suplemento famoso com planta “da moda” é proibido pela Anvisa e causa alerta geral

Planta “da moda” derruba suplemento do mercado: Anvisa veta ingrediente e dispara aviso urgente ❌

2 dias ago

Quanto custa agora? Nova regra derruba preço da CNH e Brasil sai da lista das habilitações mais caras do mundo

CNH fica muito mais barata após nova regra do Contran — veja quanto você vai…

2 dias ago

Lotes de sabão Ypê são recolhidos pela Anvisa após contaminação grave — veja se você tem em casa

Atenção! Anvisa identifica bactéria no sabão Ypê e manda recolher lotes vendidos em todo o…

2 dias ago

O nome grego de 4 letras para meninas que deve liderar as escolhas dos pais em 2026

Nos últimos anos, grupo de pais nenhum quer que a filha tenha “o mesmo nome…

2 dias ago

A placa DIP está espalhada pelas estradas e muita gente não sabe o que ela quer dizer — entenda agora

Saiba por que esse sinal aparece de repente e o que ele realmente avisa 🚗

4 dias ago

Anvisa barra venda de vinagre de maçã popular e revela problema que muita gente não percebeu no rótulo

Vinagre de maçã famoso é proibido pela Anvisa e pode estar na sua casa agora…

4 dias ago