pets

A terapia pet: o amor incondicional aos humanos!

O filósofo Arthur Schopenhauer reiterava que “a compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.” Para esse grande filósofo tal sentimento é extensível aos seres sencientes, porque os indivíduos de bom coração não ajudam apenas os viventes humanos, mas os animais.
O termo senciência vem do latim “sentire”, que significa sentir. Assim, todos devem respeitar à sensibilidade dos animais, que são detentores de uma vida incorporada à dignidade de sua natureza. Então, os seres humanos criaram normas para serem bem tratados, que pelo regramento natural os pets têm o mesmo direito, ou seja, quem abandonar, maltratar e matar animais é um mau caráter ou criminoso.

Freud, que era leitor de Schopenhauer, dizia que os cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, diferente das pessoas que são incapazes de sentir amor puro, posto que misturam ódio e afeto em suas relações. Ele ainda afirmava que os animais eram aptos em sentir o caráter dos indivíduos e deixava o seu cão participar das sessões de terapia, pois seu Chow-chow tinha um efeito calmante sobre seus pacientes.

As pesquisas recentes indicam que fazer carinho em um cachorro nos acalma e pode reduzir o estresse. O inglês Rupert Sheldrake comprovou em seu livro que os cães eram tratados como co-terapeutas na Grécia Antiga. Por isso “Asklépios” era uma divindade de cura entre os gregos, que costumava manifestar-se por meio de cães sagrados.

No Egito Antigo, os gatos eram respeitados ou venerados e existem diversos desenhos nas pirâmides, escritos e estátuas em adoração a Deusa Bastet, uma mulher com a cabeça de felino, que simbolizava a fecundidade, o amor materno e a proteção aos lares.

Hoje, uma série de pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos realizados em hospitais e clínicas geriátricas confirmam que pacientes que possuem animais de estimação sentem-se menos solidários, ansiosos e deprimidos, uma vez que cães e gatos são mais utilizados em terapias assistidas por animais.

Aliás, está provado que os pets nos aceitam, incondicionalmente, como somos. O amor deles por nós ajuda a liberar a dopamina, que dá sensação de recompensa no cérebro e a oxitocina, que produz o hormônio que é liberado quando estamos próximos de quem gostamos e também diminui o cortisol alto, desse modo nos sentimos calmos e benquistos.
Essa ligação dos animais entre os humanos, principalmente, com os cães é de cem mil anos de convivência e com os gatos é de cinco mil anos. Portanto, é uma conexão que acontece de forma espiritual, afetiva e terapêutica, o que permite aos pets lerem a nossa mente e o nosso coração por meio dos pequenos gestos do cotidiano e os tutores sabem disso.

Por fim, a ligação entre tutores e seus animais de estimação transcendem o mero companheirismo, sendo que eles cuidam dos seus protetores, ajudando a tratar seus sofrimentos ou amenizar seus problemas. Além disso, os pets são aliados na recuperação de pacientes hospitalizados ou acamados em casa, pois oferecem aos humanos: o amor incondicional!

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

O filme sem filtro da Netflix que não pode ser visto perto das crianças de jeito nenhum

Muita gente deu play nesse filme da Netflix sem saber que ele é completamente sem…

4 horas ago

A beleza do amor maduro em 5 filmes apaixonantes na Netflix para assistir nesse fim de semana

Depois de errar, recomeçar e escolher: 5 filmes da Netflix sobre amar de verdade ❤️

6 horas ago

Este filme da Netflix foi indicado a 10 prêmios e vai fazer a sua noite valer a pena

Este filme da Netflix indicado a 10 prêmios não é fácil de assistir — e…

6 horas ago

Filme recente de Steven Spielberg que foi indicado a 7 Oscars está na Netflix

Steven Spielberg resolveu se expor, ganhou 7 indicações ao Oscar e você pode ver na…

6 horas ago

Aborto sem consentimento, invasão e ameaças: os relatos que fizeram a Justiça agir contra Paulo Miklos, da banda Titãs

Medida protetiva não é “detalhe de processo”: quando a Justiça concede, ela cria regras imediatas…

7 horas ago

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

1 dia ago