Ivonete Rosa

A mulher que se livrou de relacionamento(s) abusivo(s)

A mulher que conseguiu se livrar de relacionamento(s) abusivo(s) adquiriu uma nova forma de olhar a vida; definitivamente, ela é uma nova mulher.

Ela reverteu toda a dor emocional em aprendizado; ela não está imune cometer novos erros, mas ela já sofreu o suficiente para não permitir que velhos erros se repitam.

Ela tornou-se expert em detectar possíveis parceiros abusivos e, quando isso ocorre, ao invés de ela tentar “consertar” o sujeito, como ela fez tantas vezes no passado, ela vai simplesmente sair de cena. Ela sabe, mais do que ninguém, o preço que se paga ao tentar se encaixar num formato de relacionamento doentio e perverso.

Ela aprendeu a dialogar consigo mesma, ao invés de argumentar exaustivamente com quem não possui capacidade para compreender o que é uma relação saudável. Basicamente, ela soluciona a situação com estas perguntas: “eu preciso disso”? “eu mereço passar por isso”? “é isso que eu desejo para o meu futuro”?

É o perfil de mulher que já não tolera parceiro instável emocionalmente; que vive dando chilique; que quer controlá-la a todo custo; que quer podar suas asas, e que enxerga ameaça nas conquistas dela, ao invés de vibrar com ela.

A mulher que sobreviveu a amores abusivos pode até ter dúvidas sobre o que deseja para o seu futuro; mas ela sabe de cor e salteado o que ela não tolera mais.

Por ter sangrado tanto no processo de se libertar, ela passou a colocar a sua paz num patamar inegociável. Então, de cara, quando a relação começa a tumultuar o seu emocional, ela já entende o recado: “isso aqui não é para mim, e eu não tenho a pretensão de mudar ninguém”.

Se ela continua acreditando no amor? Sim, mas de uma forma muito racional. Ela já não coloca o desejo por um relacionamento como o centro da sua motivação para viver. Se surgir alguém que venha para somar, tudo bem, ela vai tentar; porém, ela não vai mais se fragmentar por ninguém. Ela entendeu o que merece; ela é uma sobrevivente.

***

Photo by Riccardo Bresciani from Pexels

Ivonete Rosa

Sou uma mulher apaixonada por tudo o que seja relacionado ao universo da literatura, poesia e psicologia. Escrevo por qualquer motivo: amor, tristeza, entusiasmo, tédio etc. A escrita é minha porta voz mais fiel.

Recent Posts

Amor, interesse e jogo psicológico: o filme da Netflix que incomoda sem pedir licença — e acerta onde dói

Parece comédia romântica, mas este filme da Netflix joga sujo com amor e dinheiro ❤️‍🔥💸

4 horas ago

Nova técnica criada no Brasil contra o câncer de mama, que congela tumor com nitrogênio líquido, atinge 100% de eficácia

🎗️ Tumor congelado a −140 °C: técnica contra câncer de mama tem 100% de eficácia…

5 horas ago

Após eliminar 75 kg, Thais Carla impressiona seguidores com transformação das curvas do corpo; veja antes x depois

Thais Carla mostra novo corpo após eliminar 75 kg e antes x depois deixa a…

5 horas ago

Olhe para seus dedos agora: o formato deles pode revelar traços da sua personalidade que você nunca percebeu

🖐️ Faça o teste: o formato dos seus dedos pode revelar traços da sua personalidade…

5 horas ago

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

11 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

11 horas ago