Esses dias atrás fui com alguns amigos visitar a exposição “Tarsila Popular”, que estava acontecendo no MASP (Museu de Arte de São Paulo) e logo quando viramos a esquina do museu, nos deparamos com uma fila gigantesca… A reação mais provável de quando vemos esse tipo de cena seria bem negativa, afinal teríamos que ficar horas ali de pé, esperando para adentrar o mundo de Tarsila.
Mas o que ocorreu, na verdade, foi uma reação super positiva! Aquelas centenas de pessoas estavam lá, de pé, dispostas a ficar esperando para ver arte! Essa cena linda despertou um pouquinho de esperança e me fez relembrar que a arte ainda está presente na vida das pessoas e que a cultura é de extrema importância para o funcionamento da sociedade.
Não podemos negar que Tarsila do Amaral deixou sua marca no povo brasileiro e que grande parte da população ao menos já viu uma de suas obras… não é a toa o nome da exposição ter sido “Tarsila Popular”. Eu mesma me lembro do gigante pé do “Abaporu” nas minhas antigas apostilas de História e Arte e naquele dia da exposição, lutei para conseguir chegar perto dessa notável obra, sempre desviando das selfies da galera.
A exposição em si foi uma explosão de cultura e de conforto. As obras de Tarsila vagam entre a crítica social (com “Operários” e “Segunda classe”) e o aconchego da vida caipira brasileira (sendo o que mais me chamou atenção “Pastoral”), além dos famosos autoretratos e retratos de importantes figuras como Oswald de Andrade.
Espero que depois desse sucesso, mais pessoas se interessem pelas exposições de arte que ocorrem frequentemente em São Paulo e em outras cidades também. Como tudo na vida é um processo… quanto mais sucesso esses eventos fizerem, mais pessoas se interessarão e, consequentemente, a população abrirá mais espaço na vida cotidiana para a liberdade de expressão e outras formas artísticas. O legal é a arte fisgar o público! É o que sempre digo: arte importante é arte popular.
Por Ana Carolina Conti Cenciani
Existe um momento silencioso, pouco comentado, em que uma pessoa percebe que talvez não consiga…
Existe uma ideia muito comum — e silenciosamente cruel — de que sofrimento emocional melhora…
psicólogo online fim de semana, terapia online fim de semana, atendimento psicológico fim de semana,…
Nem todo sofrimento emocional surge em horários previsíveis. Muitas pessoas relatam que os momentos mais…
Há momentos em que o sofrimento emocional não aparece de forma gradual. Ele chega intenso,…
O atendimento psicológico imediato é uma modalidade de cuidado emocional voltada para momentos em que…