Vanelli Doratioto

14 coisas boas e positivas para fazer em casa durante a quarentena

Desde que a palavra novo coronavírus tornou-se uma realidade no mundo, milhares de pessoas aderiram à quarentena.

A ideia de quarentena nasceu em Veneza no século XIV, período em que a Peste Negra chegou à Europa. Para evitar que pessoas descessem dos navios e possivelmente contaminassem outras, os tripulantes tinham que ficar quarenta dias embarcados antes de pisar em terra firme.

Hoje milhares de pessoas têm ficado em isolamento total, outras em parcial, mas é comum que, com mais tempo em casa, muitas estejam ávidas por notícias que, quase sempre, não são positivas.

Tendo em vista que manter a saúde mental é tão imprescindível quanto cuidar da saúde física, resolvemos elaborar uma lista de boas ideias para a quarentena, para que esse período possa ser para você o mais saudável possível. Vamos às dicas:

1 – Faça algum curso on-line gratuito que você sempre quis fazer.

Com a quarentena muitas instituições disponibilizaram uma boa quantidade de cursos on-line gratuitos. De línguas à matemática, é possível encontrar um pouco de tudo.
Algumas opções estão aqui.

2 – Relaxe colorindo

Também há on-line muitas opções de desenhos gratuitos para colorir com temas muito diversos. É só escolher um, imprimir e revelar o artista que há em você.
Algumas opções estão aqui.

3 – Visite Mais de 2500 museus sem sair de casa!

O Google Arts and Culture firmou parceria com milhares de museus e galerias em todo o mundo para oferecer passeios virtuais e exibições on-line de suas coleções aos internautas.
Viaje pela arte sem sair de casa aqui.

4 – Dê um descanso para sua mente: leia um bom livro

A leitura de livros ajuda a exercitar nossa concentração, além de fornecer muita informação e diversão. Que tal começar a ler aquele livro que está esquecido na prateleira há tempos?

5- Organize pequenos espaços

Que tal fazer uma boa organização em seu closet ou naquela pilha de papéis esquecida há séculos? Com a quarentena é comum repensar valores e perceber que não precisamos realmente de tudo que acumulamos.

6 – Converse ao telefone como antigamente

Vivemos a era das mensagens de texto, mas nesse instante é muito importante ligar para as pessoas que amamos e falar com elas como antigamente, sem filtros. A comunicação através da fala (com ou sem vídeo) suscita em nós reações químicas que mensagem digitada alguma é capaz de suscitar.

7- Faça uma limpeza nos contatos antigos

Limpe contatos antigos de suas agendas. Apague velhas fotos que trazem lembranças ruins das redes sociais, espane velhos livros, separe roupas e sapatos para a doação. Torne sua vida mais prática!

8 – Monte uma playlist com a sua cara

Selecione músicas que te passem boas sensações e monte uma playlist com a sua cara. Cante e dance sem moderação nesses dias. Cantar ainda tem sido um bom remédio para afastar pensamentos inoportunos.

9 – Foque no autocuidado

Com um pouco mais de tempo disponível tornou-se possível e até prazeroso sentar-se em silêncio e meditar. Faça alguns alongamentos de manhã. Massageie seus pés. Traga flores do quintal para sua casa. Use a sua porcelana antiga e roupas de mesa para preparar um jantar caseiro com música suave ao fundo – e lembre-se: beba bastante água.

10 – Arrisque-se na cozinha

Experimente uma nova receita. Faça algo que você “nunca tinha tempo” para cozinhar. Tire do armário aquele velho caderno de receitas da família e prepare o prato da sua vó com um toque só seu. Encontre o dom culinário que você não sabia que tinha aí. Cozinhar também é uma forma bonita de amar!

11 – Costure botões e furos pequenos

Sabe aqueles consertos que você tinha deixado para depois? Talvez seja uma ótima ideia costurar botões que caíram e pequenos buracos de roupas queridas já esquecidas.

12 – Monte quebra-cabeças e faça palavras cruzadas

Montar quebra-cabeças e fazer palavras cruzadas ajuda na saúde cognitiva e se for uma atividade realizada em família, os resultados são ainda maiores! Pais e filhos podem se divertir em casa com as duas atividades!

13 – Escreva uma carta

Há quanto tempo você não escreve uma carta de seu próprio punho? Que tal resgatar o velho hábito de escrever cartas para as pessoas que ama ou para você mesmo? Escrever é uma atividade terapêutica que ajuda a organizar ideias, ressignificar experiências e a acalmar o coração.

14 – Aprenda uma atividade nova

Seja tocar um instrumento, mexer no jardim ou desenhar, o importante é encontrar pequenas alegrias que possam acrescentar coisas boas a sua vida durante essa quarentena. Foque no aprendizado e na sua evolução pessoal, sua mente vai agradecer.

Você tem outras dicas para tornar a quarentena mais saudável e proveitosa? Conte pra gente!

Autora desse artigo: Vanelli Doratioto

Vanelli Doratioto

Vanelli Doratioto é especialista em Neurociências e Comportamento. Escritora paulista, amante de museus, livros e pinturas que se deixa encantar facilmente pelo que há de mais genuíno nas pessoas. Ela acredita que palavras são mágicas, que através delas pode trazer pessoas, conceitos e lugares para bem pertinho do coração.

Recent Posts

SBT explica por que episódio de Chaves ficou quase 50 anos inédito na TV

Episódio especial de Natal de “Chaves” nunca tinha passado na TV aberta (até ontem!) —…

5 horas ago

Saiba como o SBT se saiu no Ibope após trocar Zezé di Camargo por episódio inédito de Chaves

⚠️ Após polêmica, SBT trocou Zezé por Chaves de última hora — e o Ibope…

5 horas ago

Arcebispo de São Paulo se manifesta pela 1ª vez após silenciar Padre Júlio Lancellotti

Você não vai acreditar na justificativa que Dom Odilo deu sobre o caso 😒

6 horas ago

AGORA! Zezé DiCamargo se recusa a se retratar, e filhas de Silvio Santos entram com processo contra o cantor

Você não vai acreditar no montante que o cantor pode perder na Justiça 😱

3 dias ago

SBT acaba de tomar decisão bombástica sobre o Especial de Natal de Zezé Di Camargo

Especial de Natal de Zezé Di Camargo vira dor de cabeça e SBT toma decisão…

3 dias ago