Zalipie: o vilarejo pintado da Polônia

0

Zalipie é uma vila isolada que fica no sudeste da Polônia.
Há mais de um século, as mulheres de lá deram origem a uma tradição encantadora de pintar suas casas com cores complexas e vibrantes.

Embora ninguém saiba dizer ao certo, o a origem da tradição estaria relacionada com as marcas deixadas nas paredes das casas pela fumaça dos fogões à lenha. Para deixar a casa mais bonita para as festividades religiosas, as mulheres teriam começado a pintar sobre as manchas para encobrir os vestígios da fuligem. Como gostaram dos resultados, os desenhos ficaram cada vez mais elaborados e, com o tempo, não foram mais vinculados a cobertura da fuligem e sim a uma tradição de pintura, principalmente de flores.

Atualmente a aldeia possui uma competição anual na época de Corpus Christi quando os pintores locais (alguns homens agora, mas ainda predominantemente mulheres) criam seus próprios arranjos florais nas paredes das casas, assim como retocam os desenhos dos anos anteriores. A prática se espalhou para além das paredes das casas também – em Zalipie qualquer objeto imóvel é um local potencial para o florescimento de uma nova flor.

0

0

0

0

1

2

3

4

5

7

9

Fonte: http://www.kuriositas.com/2013/10/zalipie-polands-painted-village.html

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS