Sobre o “Diário de Fabiana, uma menina não muito normal”

Por Nara Rúbia Ribeiro

Há pouco tempo eu falava aqui no site, numa crônica, sobra a importância de permitirmos que os nossos filhos sonhem ser aquilo que de fato querem ser. E para construírem seus sonhos, as crianças necessitam também perguntar a si mesmas: quem sou eu?  Essa é a busca de Fabiana, uma menina de oito anos de idade, no livro denominado “Diário de Fabiana, uma menina não muito normal”, que acabo de receber, via correio.  E o sentimento da Fabiana encontra um eco singular, uma sintonia perfeita na escrita da autora, Beatriz Kusdra, uma encantadora paranaense que também tem oito anos de idade.

diário de FabianaNo livro, ela começa dizendo ao diário que precisa saber quem ela é. Mas que o que quer saber não tem nada a ver com o tamanho do cabelo, com o jeito que ela é por fora. O que a preocupa é ser, a cada hora, uma pessoa diferente. Em razão disso, acha-se uma pessoa “estranha”, ” não muito normal”. Escrevendo ao seu diário, fala de sentimentos como timidez, inveja, o início do encantamento com os meninos. Fala sobre amizade e sobre a relação com o irmão (em regra conturbada).Diário de Fabina 2

Então, eu venho aqui dizer que fiquei muito feliz por conhecer essa escritora tão especial e carismática que, mesmo tendo soprado apenas oito velinhas já se aventura no mundo das histórias, na criação dos personagens, na elaboração das falas, na discreta proposição das temáticas.

E digo à Beatriz: Sabe, Bia. Todo mundo é assim, meio que não muito normal. Somos meio estranhos, mesmo. Agimos sem entender. Pensamos coisas sem saber direito o motivo. Sentimos o que não compreendemos. Ser estranho é normal. E temos que ser normais, mas não muito. Não é mesmo? Dê um beijo na vovó Vera Lúcia Kusdra e diga que ela não está sozinha. Nós também estamos muito orgulhosos de você. E a agradeça pela remessa do livro. Sei que acabo de conhecer uma grande e especial escritora.

Nara Rúbia Ribeiro: colunista CONTI outra

10375991_704688386255695_1410672344130654829_n

Escritora, advogada e professora universitária.
Administradora da página oficial do escritor moçambicano Mia Couto.
No Facebook: Escritos de Nara Rúbia Ribeiro
Mia Couto oficial

Você achou esse conteúdo relevante? Compartilhe!

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS