Sobre a luz que te ilumina…

Nos últimos anos estamos vendo uma importante transformação dos costumes de consumo elétrico nos lares das pessoas. É algo em grande processo de mudança. Esta mudando a concepção que as pessoas têm que as lâmpadas pequenas e as fluorescentes mais comuns são superiores do que as de LED, tão em moda atualmente. Este novo paradigma foi criado devido a normalização e da banalização do uso em muito âmbitos já que vem demonstrando que, ao serem lâmpadas mais caras que as convencionais, apresentam várias vantagens que as fazem ser muito competitivas em qualidade e preço. A primeira vantagem está na durabilidade, já que as lâmpadas de Led podem chegar a durar o dobro do tempo do que as fluorescentes tradicionais. Por outro lado temos a vantagem de que as luzes deste tipo acendem de forma automática, ou seja, não temos que esperar alguns segundos para que o centro da lâmpada se aqueça e assim haja um luz mais forte.

Ainda podemos somar as essas vantagens que este tipo de lâmpada não possuem tanta resistência para ligar e apagar. Essas vantagens estão sendo aproveitadas pelos fabricantes de diferentes produtos de iluminação que vão desde lâmpadas até produtos de decoração para casa e eventos, para criar produtos que se iluminem durante mais de meio dia sem a necessidade de estarem conectados a alguma corrente eléctrica.

Todas essas vantagens são possíveis devido ao sistema interno criado para que quando os polos opostos entrem em contato e façam luz sem a necessidade de estarem conectados a corrente. Neste sistema estão baseados os produtos de decoração para festas e eventos que também utilizam a tecnologia Led. São exemplos significativos cubos de gelo Led que iluminam as festa neon tão recorrentes hoje em dia. De uma maneira similar funcionam, por exemplo, os produtos ou balões LED. A única diferença neste caso é que não se pode desativar e a fonte de luz se esgotará em 24 horas.

O sistema Led funciona em origem de uma maneira similar que as lâmpadas e sistemas de iluminação mais tradicionais. A ideias é que chegue corrente através do choque dos polo já que seja por fricção, por o uso de pilhas ou pela eletricidade. Em qualquer caso, e sem entrar em técnicas muito específicas, o que podemos observar é que ultimamente este sistema de iluminação vem se adaptando em torno do mais moderno e contemporâneo do que as lâmpadas tradicionais que estão presas em nossos tetos. E mais, a febre dos produtos de LED é tão grande que até estão sendo adaptados para utilizar-los em produtos de decoração como as conhecidas lâmpadas de mesa em forma de gota com bombona de LED ou Lâmpadas de letras feitas com um sistema Led que se iluminam ao apertar o interrruptor para ativar a corrente ou as pilhas no seu interior.

Este tipo de iluminação também tem sido adaptada em temas infantis como, por exemplo, luminárias para quarto de bebês. Isto porque entre todas as funções já mencionadas anteriormente, outra grande vantagem deste tipo de sistema de iluminação é que permite que criamos diferentes cores mas as luzes produzidas. O que o torna mais atrativo, ainda mais para as crianças.

Imagem de capa: Subbotina Anna/shutterstock

COMPARTILHE

RECOMENDAMOS



CONTI outra

As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos.


COMENTÁRIOS