Quantos escravos trabalham para você?

“Quem lê a matéria abaixo sem qualquer sorte de indignação já é morto. Nada sente. Nada sonha. Nada é.” 
Nara Rúbia Ribeiro

Por: Rob Batista 

Hoje existem mais de 27 milhões de escravos no mundo, escravos sem metáfora, de verdade, escravos de carne, osso e dor. Embora o acesso que muitos de nós temos a muitos bens de consumo possa dar a impressão de que hoje somos mais livres e prósperos, é justamente o consumo da maioria desses bens que justifica e alimenta algo impensável para sociedades que pretendam ser desenvolvidas – a escravidão.

capa escravidão
Foto: Lisa Kristine-Modern Day Slavery

Sem um sistema que combine gigantescas cargas horárias de trabalho com acúmulo de funções, abuso de autoridade, violência física, moral e até sexual, inexistência de direitos trabalhistas e locais apropriados para o trabalho, exercício forçado de atividades, além da negação de outros direitos humanos básicos, seria impossível ter muitos desses belos gadgets e produtos que você e eu temos agora – pelo menos na visão de muitos empresários. Por trás de toda a revolução de consumo e tecnologia pela qual temos passado, esconde-se um terrível sistema de escravidão e trabalho infantil que garante margens altíssimas de lucro a empresas e grandes corporações ao redor do mundo.

Pensando nisso, o Made In A Free World criou o Slavery Footprint, um projeto através do qual é possível estimar, a partir dos nossos hábitos de consumo, quantos escravos são necessários para produzir tudo o que utilizamos em nosso dia-a-dia. Veja aqui quantos escravos trabalham para você e entenda o porquê:http://slaveryfootprint.org/

Se quiser conhecer mais sobre o assunto e como a sede por lucro (e nossa indiferença) alimenta a escravidão, assista ao documentário The Dark Side of Chocolate, produzido pelo jornalista dinamarquês Miki Mistrati, que investigou o tema a fundo e descobriu, no Mali, câmaras ocultas que revelam o tráfico de crianças para as plantações escravocratas de cacau da vizinha Costa do Marfim, de onde sai a massa de cacau utilizada por empresas como Nestlé, Hershey’s e Mars.

Assista ao documentário The Dark Side of Chocolate:

Fonte indicada: Guerrilha GRR

Considera essas informações importantes? Compartilhe!

COMPARTILHE
CONTI outra
As publicações do CONTI outra são desenvolvidas e selecionadas tendo em vista o conteúdo, a delicadeza e a simplicidade na transmissão das informações. Objetivamos a promoção de verdadeiras reflexões e o despertar de sentimentos. Sejam sempre bem-vindos! Josie Conti



COMENTÁRIOS